Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910

 

Comprometida com a transformação social, a Copersucar investe em ações de responsabilidade social nas comunidades onde a empresa tem atuação direta por meio do Programa Conecta Copersucar, que inclui 5 ações coordenadas para promover a Formação Integral do Sujeito e o Empoderamento Comunitário.

 

Por meio de todas as iniciativas, busca-se potencializar aspectos intelectuais, políticos, sociais, afetivos, físicos, éticos e espirituais, proporcionando uma formação integral do sujeito. Além disso, a formação atinge não apenas o aluno participante, mas também suas famílias e comunidades envolvidas, empoderando-as no enfrentamento de seus desafios.

O Conecta Copersucar é realizado nos municípios de Santos, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. Por meio de pesquisa participativa, o Programa foi construindo seu escopo prevendo o intercâmbio do conhecimento humano e profissional, resgate da autoestima das populações atendidas, valorização de talentos e saberes populares, estímulo ao diálogo democrático para enfrentamento das adversidades, construção coletiva de espaços de convivência e incentivo para aprimorar seus conhecimentos e gerar oportunidades de inserção profissional respeitando e valorizando as potencialidades locais.

"Comunidades saudáveis são basicamente lugares em que as capacidades de seus moradores são identificadas, valorizadas e usadas.”

(John L. MckNINGHT E John P. Kretzmann)

São as 5 ações desenvolvidas pelo projeto Conecta:

O principal objetivo do programa é promover o empreendedorismo por meio da formação cognitiva, comportamental e ferramental para que os participantes criem e implementem um Plano de Negócios. Assim, busca-se preparar os jovens para enfrentar um mercado que está cada vez mais dinâmico e competitivo, exigindo profissionais preparados para enfrentar seus desafios.

Dias: Segunda a sexta-feira

Qualificação Profissional

Ação para jovens de 18 a 34 anos, que queiram transformar ideias em projetos e montar seu próprio negócio.

Requisitos para participação:

* O projeto acontece hoje em Santos, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto

Módulos do curso:

  • Empreendedorismo

  • Comunicação e expressão

  • Matemática financeira

  • Informática

  • Gestão da qualidade de vida e do trabalho

Metodologia: Design Thinking

Carga horária: 240 horas

Horário: 09h00 - 12h00

Outros benefícios:

Uniforme, acesso ao material didático, lanche no local e bolsa auxílio para ajuda com transporte e desenvolvimento do seu negócio

 
 

Ação para fomentar um ambiente que estimule o hábito da prática esportiva e promoção da saúde, permitindo que adolescentes de 13 a 17 anos desenvolvam suas potencialidades físicas e motoras, bem como a adoção de valores éticos para o pleno exercício da cidadania.

Ação Saúde e Vida

O esporte como ferramenta educacional auxilia na formação do indivíduo para lidar com as mais diversas situações: eleva a autoestima, ensina a superar adversidades, ajuda a conhecer seu papel e obrigações dentro de um contexto social, delinear objetivos e metas, buscar constantemente a excelência, trabalhar em equipe, desenvolver um pensamento lógico e colaborar com o desenvolvimento da sociedade. Neste sentido, busca-se por meio de oficinas esportivas de vôlei estimular o lazer e a promoção da saúde dos jovens impactados pelo projeto.

Requisitos para participação:

* O projeto acontece hoje em Santos e São José do Rio Preto.

 

Mostra multicultural que ocorre uma vez por semestre, ofertando um espaço para que os talentos locais se apresentem, promovendo assim o acesso democrático da população à diversidade cultural local.

Café Cultural

Faz parte da nossa cultura popular convidar um conhecido para um “cafezinho”. É uma forma bem brasileira de dizer “precisamos nos ver com calma para conversar” que tem um enorme apelo afetivo. Pensando assim, nasceu o Café Cultural!

 

Ele propõe a realização de uma mostra multicultural semestral, em espaço público, para promover o fortalecimento da identidade cultural e social da comunidade. O encontro visa possibilitar o acesso democrático da população à diversidade artística e cultural local, bem como dar espaço para que os talentos aí inseridos se apresentem, por meio de uma programação que privilegia apresentações que incluem diversas formas de expressão artística, tais como dança, teatro, circo, cultura popular, performances, varal de poesia e música.

 

Somado a isso, o Café promove, é claro, o encontro das pessoas, para que elas façam amizade, conversem, convivam entre si e até tomem um “cafezinho”.

 

Oficinas voltadas ao desenvolvimento do protagonismo em jovens de 13 a 17 anos para o fortalecimento comunitário. Nas oficinas, as turmas aprendem sobre teatro, música, dança e cenografia, participando da construção de uma mostra multicultural.

Arte Educação

Requisitos para participação:

Desenvolver a consciência cidadã é a finalidade das Oficinas Arte Educativas. Com cidadãos mais críticos frente às problemáticas cotidianas, aumenta a chance de superação dos desafios sociais com maior facilidade. Para isto, são utilizadas estratégias apoiadas pela arte, comunicação e uso das novas tecnologias visando promover o amadurecimento da identidade dos participantes, permitindo que olhem para si, entendam sua família, comunidade e sociedade em geral.

 

Roda de conversa que aborda temas de interesse comunitário, estimulando o diálogo e o fortalecimento das comunidades envolvidas.

Fórum em Roda

Encontro aberto ao público que propõe o debate mediado por especialistas voluntários sobre temas de interesse comunitário. O Fórum em Roda é um grande encontro de educação comunitária, sendo um eficaz instrumento de mobilização para abordar assuntos como: geração de renda, planejamento financeiro, alimentação saudável, prevenção ao uso de drogas e violência, sexualidade, dentre outros, gerando um clima aberto de discussão, estimulando que a comunidade seja agente de transformação local.

Trilha dos participantes

do projeto

20190326_171712