10° Fórum em Roda de Paulínia aborda o tema: Novas Estruturas Familiares e impactos na vida social

Autores: Andréia Cunha e Marcelo Ferraz


Ao longo dos anos, a sociedade vem se transformando e com ela a família que vem se reinventando. A família é a nossa "raiz", nosso "porto seguro", e sabemos que é onde podemos encontrar o amor e afeto num ambiente saudável para o desenvolvimento. Entender as novas estruturas familiares e como elas se organizam faz parte de um processo natural  de compreensão do tema.


Nessa nova estrutura, os avós assumem papel dos pais na responsabilidade de criação dos netos, mães cumprem o papel do pai, na ausência do mesmo, filhos vêm se relacionando com novas composições familiares por conta de terem muitas vezes pais divorciados ou por suas famílias serem constituídas de  dois pais ou duas mães, fato que gera impactos na vida dessas crianças e jovens, que muitas vezes sofrem o preconceito da sociedade, que não respeita e compreende as novas estruturas familiares.


Independente de quem crie, o amor prevalece acima de tudo e o respeito a diversidade é essencial para criar  um ambiente agradável e harmonioso dentro do convívio social.

"As famílias brasileiras estão se transformando. Em 15 anos, entre 1992 e 2007, o número de casais com filhos o estereótipo da família tradicional, caiu 11,2%. A queda foi compensada pelo aumento dos novos arranjos familiares." (Os dados fazem parte do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Retirado do site http://www.gazetadopovo.com.br/ideias/.

O Fórum será mediado por Suelen Passarini, graduada em Psicologia pela FAM Faculdade de Americana, Especialista em Violência Doméstica contra a Criança e Adolescente pela Unisal deCampinas. Já trabalhou como psicóloga em instituição de acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de violência e atualmente, atua como coordenodora em uma instituição socioassistencial em Americana/SP que atende crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social.


Venha participar do 10° Fórum em Roda: Quando: 24/10/2017 Horário: 18h00 Local: Escola Municipal Elvira Cassia de Oliveira - Rua Mathilde Freitas Bergamaschi, 181, São José II, Paulínia/SP.




Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910