11° Fórum em Roda de Paulínia debateu o Tema Feminicídio, confira!



Autoras: Deborah Borges e Gleyce Vieira


A palavra Femicídio originou-se a partir da expressão genocídio, que significa assassinato massivo de determinado gênero sexual. Femicídio significa a perseguição e morte intencional do sexo Feminino, classificado como um crime hediondo no Brasil com pena de 12 a 30 anos. De modo geral, agressões físicas e psicológicas como abuso ou assédio sexual, estupro, tortura, espancamentos, entre outras formas de violência que ocasional a morte de uma mulher, podem configurar o Feminicídio.


Esse foi o tema escolhido pelos alunos do curso de Qualificação Profissional junto com a  comunidade. Infelizmente o feminicídio ainda é um fenômeno recorrente na sociedade e muitas vezes pode ser considerado um TABU. O que faz com que não se tenha o espaço necessário nas mídias para que a população tenha o conhecimento e a consciência para romper com este ciclo de violência.


A informação é o maior meio de chegar as mulheres periféricas e menos privilegiadas. Recentemente o Brasil pode presenciar a violência contra a mulher no caso do assassinato de Marielle Franco, mulher, negra, nascida na periferia, era militante, ativista, vereadora de sua cidade. Marielle era a voz ativa das minorias não só da cidade do Rio de Janeiro, como do país, uma mulher que lutou pelos direitos do povo e contra a repressão. Sua execução foi um ato criminoso e de pura covardia.


No evento estiveram 80 pessoas presentes numa roda de conversa que contou com a presença de mulheres muito importantes, palestrantes, ativistas e militantes da causa, como Dr.Léa Amabile, Ana Paula Pazetti,  Rose Abreu, Lara Pertille, e da intérprete de libras Sandra Regina Mane, especialista em Língua Brasileira de Sinais, que possibilitou a participação de deficientes auditivos no debate, tornando-o assim mais inclusivo.


Foi uma honra pra todos, membros do Programa, fazer esse debate acontecer e contar com apoio de tantas pessoas e mulheres empoderadas que se dispuseram a trazer mais conhecimento para a população. Já estamos ansiosos pelo próximo Fórum que será no dia 15 de Maio de 2018. Agradecemos a todos e a população por ter comparecido.


Veja as fotos!



Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910