2ª edição do Fórum em Roda de Ribeirão Preto tem pauta sobre as práticas da Sustentabilidade

Autora: Heloísa Marcondes


O termo sustentabilidade tem seu surgimento na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano – United Nations Conference on the Human Environment (UNCHE), no ano de 1972 em Estocolmo. Seu significado se dá no potencial de crescimento e uso de recursos sem findá-los ou prejudicar setores, como o meio ambiente, estruturas sociais e instituições de direito.


Da superfície terrestre, as florestas correspondem a 30% de todo o planeta, os oceanos equivalem a 99% da Terra. Esses dados se referem ao local onde está localizado toda a vida e bioma terrestre, e que por passarem por um processo de industrialização e pelos próprios fenômenos naturais, organizações veem a necessidade de uma visão e de políticas públicas de sustentabilidade.


Em São Paulo passou a vigorar a lei que proíbe a circulação gratuita de sacolas plásticas por estabelecimentos de comércio; Vale do Itajaí também aderiu e ao firmar compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) também trouxe políticas públicas em educação ambiental em parceria com oceanógrafos. Uma tendência em negócios sociais são as vendas de escovas dentais, talheres e copos reutilizáveis, que geralmente são produzidos de bambu e metal.


O 2º Fórum em Roda de Ribeirão Preto trará o olhar ambiental da Sustentabilidade. Não percam :)


Mediação> Kelly Cristina da Silva 



Ex catadora de recicláveis, hoje formada como Guarda Municipal da Patrulha Ambiental, Gestora Ambiental, Assistente da Secretaria do Meio Ambiente de Ribeirão Preto, Eco Designer e Coordenadora do Projeto Catasonho.

Trará as diversas pluralidades de uma gestão sustentável.





Sônia Valle Walter Borges de Oliveira


Professora Sênior da FEA-RP-USP e Assessora Científica da FAPESP, Sonia Valle é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-FAU-USP. Mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos-EESC-USP e doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade-FEA-USP.


Atualmente atua como Secretária do meio Ambiente na Prefeitura de Ribeirão Preto.


Confirme sua presença no evento do Facebook: http://twixar.me/z4mn



Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910