2° Fórum em Roda de Rio Preto debateu "Assédio Moral e Violência contra mulher", confiram!


Autora: Claudia Matos


O Conecta Rio Preto promoveu o 2º Fórum em Roda, evento maravilhoso que trouxe à tona a o tema: violência contra a mulher. Assunto permeado de tabus, preconceitos e desconhecimento, que encontra ainda hoje na nossa sociedade, uma grande resistência para ser abordado. Realizar esse Fórum, foi como colocar a mão em uma colmeia, você vai ser picado e vai sofrer por isso, mas também vai colher o mel do conhecimento.


As palestrantes convidadas trouxeram, cada uma a sua maneira, visões distintas sobre esse tema tão amplo. Joelma Caparroz, renomada psicóloga, nos apresentou o grupo Mulheres do Brasil, além de tratar da questão do acolhimento das mulheres vítimas de assédio ou agressão, também nos mostrou a possibilidade do tratamento do homem infrator, possibilitando assim, uma harmonia social.


A advogada Luciana Fontes nos apresentou a dificuldade da aplicação da Lei Maria da Penha, apesar das modificações que a lei já sofreu. Por último, contamos com a colaboração da Sargento Valquíria Faganelli Salmerón, que além de trazer sua história pessoal, de quebra de seus próprios preconceitos, nos apresentou o serviço de conciliação que a Polícia Militar realiza, procurando um entendimento entre as partes sem precisar passar pelas burocracias da delegacia.


Sem dúvidas este Fórum possibilitou uma ajuda às pessoas que prestigiaram e participaram do evento. Ao final, tivemos perguntas abertas, tanto de alunos como de profissionais de diversas áreas, além disso, após o encerramento das palestras, várias pessoas, em sua maioria mulheres, procuraram as palestrantes para se abrir, buscar orientação e conforto.

"É uma pena que ainda existam tantas pessoas fechadas, ou pouco dispostas a discutir esse tema tão atual e que tem ganhado tanta relevância nestes últimos anos, com várias campanhas e mobilizações pelo fim da violência e desigualdade entre homens e mulheres." diz a aluna da 1ª turma do Conecta,  Claudia Matos.

Vejam as fotos ;)



Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910