4º turma de Assistente de Produção Cultural se forma em Paulínia

Autora: Bruna de Paula


No sábado,  08 de julho, aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Paulínia a cerimônia de formatura da 4° turma da Qualificação Profissional de Assistente de Produção Cultural,  promovido pelo programa Conecta Copersucar.


Os 30 alunos que ingressaram no curso se formaram e agora se encontram aptos para atuar na produção cultural. O curso teve um semestre de duração com carga horária total de 240 horas.


Para o professor Marcelo Ferraz, que vivencia o projeto em todas as suas vertentes, estar com os jovens foi um verdadeiro desafio, com muitas aprendizagens, risos, momentos delicados onde era necessário se superar, atravessara ponte do conhecimento, transcendendo os  próprios limites, indo ao encontro de pessoas que realmente necessitam do amor e atenção, descobrindo a solidariedade, e percebendo como pequenos gestos podem de fato mudar o mundo.


Já  aluna Deborah, oradora da turma  na formatura, relatou como foi a experiência no programa, durante seu discurso:

“Nossos caminhos se cruzaram diante de um ideal em comum e aqui estamos. Lutamos e vencemos! Quatro meses de convivência onde, sem percebermos, passamos a fazer parte da vida uns dos outros e a compartilhar não só conhecimento. Dividimos medos, incertezas e inseguranças. Somamos entusiasmos, forças e alegrias. Tornamo-nos amigos! E, como diria Mario de Quintana, “A amizade é um amor que nunca morre.” Ficarão as lembranças e as saudades.”

A alegria e energia dos alunos durante a  formatura emocionou e contagiou os familiares, amigos, professores e parceiros envolvidos. Confira as fotos do evento, certificação e confraternização entre alunos, professores, familiares e parceiros do programa:






Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910