4° Fórum em Roda abordará a Depressão e o Bullying: O que está por trás do fenômeno da Baleia Azul?

Autora: Andréia Cunha


Ansiedade, depressão e bullying são sensações e situações mais comuns do que se possa imaginar. Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2015, a  depressão afetou 322 milhões de pessoas no mundo, sendo que,  no Brasil, 5,8% da população sofreu com esse problema, que afeta um total de 11,5 milhões de brasileiros.


O Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina. O nosso país é recordista mundial em transtornos de ansiedade: 9,3% da população que sofre com este problema. Ao todo, são 18,6 milhões de pessoas. É importante observar que muitas pessoas têm tanto depressão quanto transtornos de ansiedade, segundo fontes da OMS.


Ao se tratar de Bullying, quem nunca foi agredido ou foi o agressor? "Ahh,  é brincadeira para de ser dramática(o)!". É um tema muito delicado, pois não sabemos como a "agressão" é recebida pelo o outro, sendo que, se para alguns  é só uma brincadeira, para o outro pode ser um ato de intimidação e de constrangimento, deixando marcas difíceis serem superadas por quem sofre a "agressão".


Até que um dia qualquer, todos acordam falando sobre a Baleia Azul, que é  um fenômeno que surgiu nas redes sociais russa, caracterizado por um jogo que incentiva o suicídio entre adolescentes. Algo que tomou uma grande proporção, viralizando no mundo inteiro.


Precisamos refletir sobre essas questões, respeitando as diferenças e buscando ouvir e compreender o outro. Se interessou no assunto? Quer dar sua opinião? Tem a vontade de contar a sua história de superação! Então venha participar do 4° Fórum em Roda em Santos!


O encontro será mediado por Karina Alvarez que é psicologa e coaching. Karina se formou em 2006 na Unisantos e é especialista em Neuropsicologia e Terapia Comportamental infantil. Possui 10 anos de experiênca a análise do comportamento, Life Coach e costuma dizer que trabalha para ajudar as pessoas a encontrarem o seu propósito, para viverem de maneira mais plena e feliz, por meio da educação emocional.


Gostou? Então não deixe de participar, esperamos por você!




Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910