5° Fórum em Roda de Santos abordou o tema: Como administrar seu tempo na era da informação

Texto adaptado: Raissa Apolinário


Hoje a questão da administração do nosso tempo é determinante para que possamos dar conta de tudo, inclusive, de se divertir e descansar. No 5° Fórum em Roda, que reuniu 149 participantes, pudemos entender como o planejamento é fundamental para não desperdiçarmos nosso tempo e sim otimizá-lo.


Um bom planejamento ajuda também a evitar imprevistos que aparecem em nosso dia sem pedir licença, para isso podemos utilizar aplicativos e sistemas para gestão do tempo de forma moderada, afinal misturar vários tipos de sistemas, apps, planilhas, além de criar mais uma tarefa (a de atualizar tudo isso), pode fazer você se perder num emaranhado de ferramentas.


Paulo Queija, que mediou o Fórum em Roda diz que, muitas vezes a pedido de diversas empresas alguns documentos exigidos de seus funcionários em vez de otimizar o trabalho, atrapalham e são indiferentes para se obter determinado resultado.

"A definição de tempo que Paulo citou ficará para sempre em minha memória..." (Depoimento da Raissa Apolinário) 

“O tempo que usamos a cada dia é elástico, as paixões que sentimos o dilatam, as que inspiramos o contraem e o hábito preenche”. (A procura do tempo perdido, Marcel Proust)

"Outras dicas foram dadas e algumas delas me chamaram bastante atenção e sai do evento com vontade de executá-las imediatamente..." (Depoimento da Raissa Apolinário)  como:

Jogar fora tudo aquilo que não usamos mais, para liberar a energia inerte;Utilizar o 5Ss – senso de descarte, senso de organização, senso de limpeza, senso de higiene e senso de ordem mantida; Eleger prioridades e saber lidar com as urgências que não estão programadas, mas demandam tempo a ser computado; O saber liderar: quanto mais completo for o líder, maior será sua capacidade de reconhecer a forma mais produtiva de lidar com determinada situação, de assumir a postura adequada para fazer as coisas acontecerem.

“Participar do Fórum em Roda foi uma experiência maravilhosa, pois tive a  oportunidade de adentrar o ambiente escolar, falar com professores, alunos e  profissionais da área de educação. A plateia participou com perguntas, dicas, depoimentos e pode dinamizar o conteúdo que trouxe, tornando-o mais rico e proveitoso. Valeu muito!" (Depoimento do mediador Paulo Queija) 

Ficou claro que a  experiência e simpatia de Paulo, ganharam notória satisfação e impacto na percepção de cada participante presente no debate.


Veja as fotos!




Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910