6º Fórum em Roda de Rio Preto trará a Depressão como foco do debate

Autora: Heloísa Marcondes


A definição dada a depressão pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é caracterizado como um transtorno mental de persistência da tristeza e perda do interesse em atividades antes realizadas regularmente, além da incapacidade de realizar atividades físicas durante pelo menos duas semanas. Dados estimados pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) trazem que são 300 milhões de pessoas no mundo com depressão, sendo que em sua maioria as mulheres são mais afetadas. Além disso, existe uma estimativa que dentre as pessoas com o diagnóstico da depressão, 800 mil se suicidam por ano.


O tratamento pode vir da psicoterapia e de medicamentos antidepressivos, prescrito e acompanhado de um profissional da saúde. Um problema levantado pela OPAS em sua pesquisa foi que há um déficit na formação e capacitação desses profissionais de saúde, que acerca do contexto social que está inserido são atingidos por estigmas sociais, também os pacientes, que associam a depressão como fraqueza.


Depressão esta associada a saúde física, dados da folha informativa da OPAN trouxe que a relação da doença com problemas cardiovasculares é uma realidade, sendo que ambas podem se ocasionar. Ainda na folha informativa, é oferecido um guia para pessoas que acham que possuem depressão ou conheçam alguém no espectro da doença tais como:


O que você pode fazer se acreditar que está deprimido


Converse sobre os seus sentimentos com uma pessoa de confiança. A maior parte das pessoas se sente melhor depois de conversar com alguém que se preocupa consigo;Busque ajuda especializada. Um profissional de saúde ou médico local é um bom começo;Lembre-se que, se receber cuidados adequados, você poderá melhorar;Continue a realizar as atividades das quais você gostava quando estava bem.Confira a animação abaixo que retrata o cotidiano de uma pessoa que se depara com depressão! Lembre-se você não esta sozinho!


https://www.facebook.com/OPASOMSBrasil/videos/728806277292693/


Fonte: encurtador.com.br/hrUVZ


Venha participar do 6º Fórum em Roda do Programa Conecta. Não perca a oportunidade de saber mais sobre e trazer seu depoimento.


Mediação> Joelma Caparroz


Psicóloga clínica, proprietária do Instituto da Vida, Professora, Palestrante, Perita em Avaliação Psicológica pela Universidade Tuiuti do Paraná, Coordenadora de Causa da Violência Contra Mulher do Grupo Mulheres do Brasil, núcleo São José do Rio Preto.

Joelma fará a abordagem das emoções e do trabalho terapêutico, abrangendo as possibilidades de tratamento.






Guilherme Luiz Lopes Wazen


Médico Psiquiatra e Mestre em Ciências da Saúde pela Famerp, é Preceptor de Psiquiatria Ambulatorial no Hospital de Base e Preceptor da Residência Médica da Fameca (Catanduva). Além de lecionar na Faculdade de Medicina da Famerp. Dr. Wazen traz o aspecto clínico do quadro da depressão, além da abordagem e prevenção ao suicídio.








Saiba mais em: http://twixar.me/5CTn

Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910