6º Fórum em Roda teve como temática Depressão: você não está sozinho, é possível sair dessa, confira

Autora: Isabela Chaves


No dia 23 de maio, a 3ª turma do curso de Empreendedorismo do Conecta de São José do Rio Preto promoveu o 6º Fórum em Roda para abordar um tema tão importante nos dias atuais: a depressão. Essa é uma doença silenciosa e muito grave, pois a maioria das pessoas não assume ou não quer aceitar que sofre desse mal. O evento contou com a presença de dois profissionais para falar sobre o assunto: a psicóloga Joelma Caparroz e o psiquiatra Guilherme Luiz L. Wazen, que acompanham o tema de perto e ajudam diversas pessoas por conta de suas profissões e experiências.


O doutor Guilherme Luiz Wazen explicou as características que pessoas com depressão apresentam e destacou que todos nós estamos rodeados de pessoas depressivas, por isso reforçou a importância de nos atualizarmos sobre o assunto para que possamos ajudar, agora ou futuramente, a quem precisar. A depressão tem muitos tipos e vários graus, porém, a maioria das pessoas não procura pela ajuda de um profissional. Para o psiquiatra, é fundamental o acompanhamento profissional, tanto com um psiquiatra para prescrever medicações, caso necessário, quanto com um psicólogo para sessões de terapia.


A psicóloga Joelma defende as considerações do doutor e reforça que a terapia, feita de forma correta, pode proporcionar grandes chances de cura. Segundo a psicóloga, cerca de 70% dos pacientes que fazem tratamento com os dois profissionais, de forma correta, se curam. E ressalta que grande parte daqueles que não se tratam, pode vir a cometer suicídio, fato que tem ocorrido com frequência em todos os gêneros e faixas etárias.

“Penso que é de extrema importância abordar tal tema onde possamos levar à toda comunidade as informações necessárias sobre esse assunto, que urge na saúde pública. Foi muito positiva a receptividade daqueles que assistiram à palestra, tornando tal informação algo de acesso a todos”, destaca o psiquiatra Guilherme Luiz Wazen .

Sendo assim, tudo que aprendemos com eles foi enriquecedor e muito importante. O que levamos de mensagem desse dia foi um alerta para que prestemos mais atenção em nós e no próximo. Depressão é muito grave e várias causas podem vir a desencadear essa doença. Por onde passarmos devemos deixar claro que depressão não é “frescura”, e sim, um problema e doença que merece cuidados e atenção.


Confira algumas fotos desse debate ;)



Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910