9° Fórum em Roda de Paulínia traz o tema: "A Importância do limite na educação das crianças"

Autora: Andréia Cunha


As relações entre pais e filhos sempre foram fraternas, um instinto de livre amor entre ambos e o maior desejo dos pais é oferecer uma boa formação para seus filhos possam se preparar para a vida adulta.  No entanto, durante este processo os pais se deparam com a sua missão de dizer não, impor limites, não ceder as chantagens emocionais, exercendo autoridade sem ser invasivo.

“Estabelecer regras e limites dá muito mais trabalho do que deixar as crianças fazer o que querem. Mas não podemos esquecer que a nossa missão enquanto pais é humanizar os nossos filhos, prepará-los para o mundo. Muitas vezes é difícil, estamos cansados, e queremos fazer de conta que não vimos/ouvimos quando eles desrespeitam uma regra, mas não estamos a fazer-lhes um favor. As regras são extremamente importantes para as crianças. O raciocínio delas, ainda que inconsciente, é que se os pais não são capazes de lhes impor limites, também não são capazes de as proteger. Porque as regras dão segurança. Quando a criança não sabe quais são os seus limites, o mundo torna-se angustiante.” refere Magda Gomes Dias para o site Pais e Filhos, formadora na área do coaching e aconselhamento parental.

O encontro será mediado por Mayne Castellanelli que é psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp). Atua como psicóloga clínica com ênfase na Abordagem Comportamental (Terapia por Contingências de Reforçamento) atendendo crianças, adolescentes e adultos. Realiza serviços de triagem e acolhimento psicológico, orientação profissional a adolescentes e jovens, avaliação, diagnósticos e intervenções psicológicas a nível clínico com atendimento psicoterapêutico individual e familiar. É psicóloga voluntária na Casa da Criança Araúna na cidade de Americana, na qual realiza, juntamente à equipe pedagógica avaliações e intervenções que possuem como objetivo a minimização dos fatores de risco da criança e auxilio ao desenvolvimento de processos que envolvem comportamentos de risco. Atua juntamente com a Secretaria de Educação desta cidade em um projeto que visa a melhoria da assistência à Crianças e suas famílias em situação de Vulnerabilidade Social, nas Instituições Educacionais das regiões menos favorecidas.


Portanto, se você se reconhece nessa situação e quer saber mais sobre esta temática para contribuir no seu papel de Pai/Mãe/Professor, venha participar e esclarecer estas e outras dúvidas no 9° Fórum em Roda de Paulínia. Esperamos por você!



Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910