A importância da pesquisa de mercado para o sucesso de um empreendimento

Texto por Diego Andrade


“O mundo está cheio de coisas óbvias que ninguém jamais observa”, já dizia Sherlock Holmes. Não é à toa que essa frase foi dita pelo personagem investigativo mais famoso do universo dos livros e dos filmes. Assim como na ficção, a vida real de um empreendedor é cheia de mistérios e desafios a serem solucionados e uma grande ferramenta para apoiar o empresário a solucionar essas questões é a pesquisa de mercado.


Pesquisa: Toda ação que tem como objetivo a aquisição de conhecimentos e que pode partir tanto da busca para solucionar algum problema, de uma pergunta dada, de um mistério ou ser motivada simplesmente pela curiosidade da pessoa e o prazer de aprender.

Fonte: significadosbr.com.br


Sendo muito conveniente tanto para o empreendedor que está iniciando o seu negócio quanto para administradores mais experientes, a pesquisa pode fornecer às pessoas informações valiosas, gerando assim tomadas de decisões muito mais assertivas. Para que realmente você consiga utilizar todo o potencial desse recurso, é fundamental se atentar em algumas dicas para a construção desse formulário.


A primeira recomendação é sempre buscar inicialmente algumas noções de estatística. Estar familiarizado com conceitos, como população, amostra, perguntas qualitativas e quantitativas, intervalos, entre outros, permitirá ter melhor controle sobre o planejamento e um melhor aproveitamento dos resultados gerados.


Outro fator necessário para se ter uma boa pesquisa em mãos é definir de maneira clara o objetivo que você pretende alcançar com esse instrumento. O que de fato você quer resolver/responder? Quando se constrói o formulário com foco constante no objetivo, não se cria a possibilidade de perder a direção das informações que você busca.


Planejar cuidadosamente as perguntas que serão feitas também é fundamental. Modelos de perguntas mais eficazes ao que se procura, com um vocabulário simples, claro e objetivo garantirá que todos poderão compreender e responder ao que você escreveu. É necessário ter atenção para evitar que o título da sua pergunta seja tendencioso, o que as vezes pode acontecer quando estamos desatentos. Sempre se certifique se conseguirá responder a todos os seus questionamentos com as perguntas e opções de respostas que colocou.

Por fim, deve-se levar em conta as formas de aplicação de uma pesquisa (que podem ser muitas) para atingir o maior número de respostas. O modelo escolhido precisa estar alinhado com o perfil do público que você quer atingir. Algumas das opções disponíveis no mercado são formulários online como o Google Forms, por exemplo, ligações telefônicas, entrevista presencial, ou até mesmo, dependendo da complexidade do formulário que você criou, utilizar recursos de pergunta das próprias redes sociais.


Aproveite esse excelente recurso para ter mais conhecimento sobre o seu público e negócio, afinal, conhecimento, principalmente na atualidade, é PODER!




Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910