Alunos do Conecta Santos participam de bate papo sobre Educação Financeira!

Autora: Profª: Drielle Calixto


No dia 05 de Outubro,  a turma do Programa Conecta Santos, dentro da disciplina de Matemática, participou de um bate papo sobre Educação Financeira. O tema já era uma proposta do curso e a discussão em sala de aula foi um sucesso, afinal quem não possui dívidas? Quem nunca se perguntou, ao menos uma vez, para onde foi seu salário naquele mês? E se sobrou dinheiro, o que fazer? Poupar ou gastar?


Por ser um assunto comum, impregnado no nosso cotidiano o famoso dinheiro, a aula contou não só com dicas do que os especialistas afirmam ser o melhor na hora de ratear o nosso salário, como também os alunos trouxeram muitos exemplos do próprio dia a dia, de suas experiências.


A turma percebeu a importância de definir objetivos de curto e longo prazo para que assim, poupando uma porcentagem da sua renda mês a mês, consiga-se alcançar todos os sonhos, independente do valor do seu salário. Também comentou-se sobre a importância de ter um dinheiro extra, mais especificamente de 3 a 6 vezes o valor da sua renda guardado para imprevistos (situações da qual não contávamos mas que são extremamente relevantes e necessitam ser realizadas naquele mês, por exemplo: a geladeira que queimou, o exame do filho que o plano de saúde não cobre, etc.)


Os alunos realizaram um teste cujo objetivo era definir o seu perfil de consumo. Você sempre poupa? As vezes você coloca o que sobra na poupança, outras vezes prefere usá-lo para comprar mais? Ou você gasta além do que recebe? Segundo a literatura, para se ter sucesso com as finanças, você pode dever até 30% do seu salário. Foi muito interessante fazer esse cálculo com toda a turma e perceber o impacto que gerou quando transformamos a porcentagem em dinheiro, de acordo com a renda de cada um.


Ainda teremos uma continuação desse tema nas próximas aulas, onde abordaremos os possíveis meios de investimentos, e como tarefa de casa os alunos devem realizar o seu plano de gastos da semana, isto é, anotar em um papel tudo o que foi gasto durante o dia, por 7 dias, e assim poderão perceber de fato, onde gastam dinheiro. Em balas, ao invés de receber o troco em dinheiro? Em vícios como, bebidas ou cigarros? No cafezinho, de todo dia após o almoço? No supermercado, comprando coisas além do que necessitam? Enfim, esse diagnóstico eles mesmos serão capazes de fazer após o exercício.



Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910