Alunos do Conecta Santos visitam a sala do empreendedor

Autores: Ana Letícia e André Staudemeier


A turma do Conecta Santos realizou uma visita ao Espaço do Empreendedor, que reúne a Sala do Empreendedor, uma agência do Banco do Povo Paulista e uma agência do SEBRAE. Na ocasião, tivemos uma palestra com os profissionais da Sala do Empreendedor sobre formalização como Micro Empreendedor Individual, em que foram passadas informações que muitas vezes nem sabemos que existem e que nos mostraram que muitas coisas são necessárias, porém não estamos sozinhos e desamparados, pois podemos contar com a ajuda da Prefeitura, do governo do Estado e do SEBRAE na preparação dos documentos para a abertura do negócio, CNPJ, e também cursos para ajudar no desenvolvimento dele e de nós mesmos.


Lá nos ensinaram o passo a passo de como legalizar nosso negócio. Cada etapa tem sua importância e é bom não deixar passar nenhuma para não ter problemas com nossa empresa no futuro. Assim como pagar a taxa mensal, fazer imposto de renda da empresa anualmente, ter os alvarás necessários para as funcionalidades do seu negócio, eles nos mostraram como é importante não só para nós, futuros empreendedores, e sim para a cidade, pois empreendendo fazemos a roda da economia girar e ajudamos também outras pessoas a fazer a diferença.


O chefe do Departamento de Empreendedorismo e Emprego, da Secretaria de Assuntos Portuários, Indústria e Comércio, Ronaldo Ferreira Silva, lembrou que o percentual de jovens que não estudam nem trabalham está alto e nós podemos mudar isso, incentivando-os a fazer o mesmo que nós, ou até empregando essas pessoas, descrevendo o programa do Simples e do MEI como um programa de cunho social, por retirar as pessoas da informalidade, amparando-as com os benefícios sociais e previdenciários quando necessário.




Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910