Alunos do Conecta visitam os terminais da Copersucar!



Autora: Adriane Araujo e Gabrieli Valintim


Unindo o campo e a indústria, a Copersucar é uma comercializadora global de açúcar e etanol, com logística integrada em toda a cadeia de negócios, excelência operacional e geração de valor de forma sustentável. A empresa tem como propósito conectar o campo ao mundo, produzindo energia renovável e alimento natural para o bem-estar da sociedade e investindo socialmente nas comunidades de seu entorno por meio do programa Conecta.


Alunos que participam do curso de Empreendedorismo do Conecta em Santos, Paulínia e São José do Rio Preto, tiveram a oportunidade de conhecer de perto os terminais da empresa em suas respectivas cidades e compartilham aqui como foi a experiência:


1. Visita ao Terminal Açucareiro Copersucar em Santos


4ª turma da Qualificação em Empreendedorismo de Santos visitou o TAC (Terminal Açucareiro Copersucar), no qual os alunos puderam conhecer um pouco mais da história da Copersucar e dos expressivos números de movimentação de açúcar, milho, soja e etanol comercializados pela empresa.


Antes de dar início à visita guiada, todos os alunos receberam EPIs (equipamentos de proteção individual) e iniciaram o tour pelas moegas (locais onde o açúcar é recebido e despejado em esteiras abaixo do chão). Durante toda a visita, Allan Orsi e Bruna Duarte, respectivamente colaborador e analista de comunicação da Copersucar, acompanharam os alunos, enquanto funcionários explicavam os processos de seu setor e respondiam as dúvidas que surgiram.


Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar o descarregamento do açúcar transportado por um caminhão e aprenderam um pouco mais sobre o fluxo do açúcar ali recebido. No armazém XI, 7 mil toneladas de açúcar formavam dunas dignas de um belo retrato. É ali que o açúcar fica armazenado, aguardando para ser carregado nos navios que atracam no berço da Copersucar.


Os alunos ainda conheceram o setor de triagem, onde é feito o controle do fluxo e a pesagem dos caminhões e vagões (60% de todo açúcar recebido é transportado por caminhões e 40% por vagões). No CCO (Centro de Controle Operacional), puderam ver de perto a rotina de trabalho dos analistas. Além do aprendizado, foi uma experiência enriquecedora para a turma, que mesmo residindo na Baixada Santista, não conhecia a realidade portuária da cidade.


2. Visita ao Terminal Copersucar de Etanol em Paulínia


Na cidade de Paulínia, a 6ª turma de Empreendedorismo visitou o TCE (Terminal Copersucar de Etanol). Na ocasião, os alunos foram acompanhados por Demétrius de Assis, que explicou sobre o armazenamento do etanol, a estrutura da empresa, entre outros assuntos. Os jovens foram bastante interativos, tirando todas as dúvidas sobre o processo. Após o término da atividade, puderam conhecer o laboratório onde todas as substâncias passam por análise. A turma saiu encantada com a oportunidade que teve de conhecer por dentro a Copersucar.

“Foi muito interessante, pois pude conhecer um pouco sobre esse mercado de etanol e como é tratado. Gostei muito da gestão da empresa”, diz a aluna Mikaeli Silva. 

3. Visita ao Terminal Multimodal em São José do Rio Preto


Na cidade de São José do Rio Preto, os alunos da 1ª turma de Empreendedorismo puderam conhecer o Terminal Multimodal da Copersucar que é uma movimentação de dois ou mais tipos de transporte. A visita foi guiada pelo colaborador Vitor Guimarães que apresentou e explicou como funciona o terminal.

“Agradeço ao meu Deus por essa oportunidade em poder participar desse lindo projeto o Programa Conecta Copersucar, foi uma experiência única e inesquecível pra mim. Passei um pouquinho do que passo nesse mundo de empreendedorismo e espero ter passado a imagem de que depende somente deles para realizar os sonhos, tirar os pensamentos negativos e também não ouvir as pessoas que não querem que eles realizem os sonhos. Vários alunos fizeram perguntas e mesmo depois entraram em contato comigo para tirar mais dúvidas e ouvir algumas dicas do que acertei e errei nessa vida (rs). Aprendi muito com eles. Muito obrigado pela oportunidade. Estou à disposição sempre que precisarem de mim”, diz Vitor Guimarães, da Segurança do Trabalho do Terminal de Rio Preto.

O aluno Nilton Felipe do Conecta Rio Preto complementa:


“Me impressionei e achei tudo incrível, desde a estrutura, organização, funcionamento, segurança dos funcionários e visitantes, além do processo de transporte, chegada e saída, até o armazenamento do açúcar. Parabéns e muito obrigado à Copersucar pela oportunidade de conhecer uma empresa matriz de respeito e confiança”.



Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910