Atendendo às expectativas, o Conecta segue para o segundo mês de aulas.

Autora: Deise Lima


A segunda turma do Conecta está a todo vapor! Formada por jovens de diferentes faixas etárias (18 a 30 anos)  e por professores dispostos a transmitir o máximo de conhecimento, as aulas têm se tornado cada vez mais interessantes, estimulando a a troca de experiências entre todos os envolvidos!


Com temas diferenciados a cada novo encontro, os professores estimulam não só a aprendizagem como a interação da turma através de aulas teóricas e práticas. No decorrer de quase um mês de curso, já é perceptível a afinidade em relação as aulas e as próprias relações desenvolvidas dentro da sala de aula. Nas conversas informais dos corredores ouve-se muitos elogios ao projeto e aos professores; na sala de aula ouve-se vozes altas que denotam as discussões geradas a cada novo tema. Quando perguntados sobre o desenvolvimento do curso, professores e alunos foram unânimes ao dizer que o curso tem sido uma experiência única e que dali, com certeza sairão conhecimentos para serem usados pela vida inteira.


Um dos professores que acompanha de perto a turma é Marcelo Ferraz que, com uma habilidade singular, toca em temas dos mais delicados aos mais comuns no nosso dia a dia conduzindo reflexões extremamente importantes  individual e coletivamente. Com muita propriedade para falar sobre a turma e o curso, ele relata:

"As aulas estão sendo divertidas, conteúdos fantásticos,vejo os olhinhos brilhando a cada instante, uma turma determinada que sabe onde quer chegar...muita arte,muita discussão e participação dos alunos, a aula termina e fica um gostinho de queremos mais! É prazeroso contribuir com meu conhecimento na  formação dessa segunda turma do Conecta,ainda bem que existem empresas como a Copersucar que acreditam na transformação e potencial desses jovens!"

Em tempos de crise, uma aula que não poderia faltar é a de Educação Financeira. Além de Matemática, o professor Anderson Antônio é responsável também por essa disciplina e sobre a primeira aula ele disse o seguinte:

“Iniciamos a parte de educação financeira expondo  as técnicas de marketing para prender a atenção das pessoas e fazê-las gastar cada vez mais. A turma achou  interessante, opinou e expôs exemplos clássicos de consumismo”

De acordo com os relatos dos alunos, o curso está superando as expectativas:

“Tô gostando e me adaptando bem ao curso. Está sendo uma experiência nova, eu nunca tinha feito algo assim. O curso tem me ensinado muitas coisas. Tô aprendendo a trabalhar em equipe, a falar em público e a expressar o que sinto. Além disso, os professores e colegas são muito legais e mesmo com o pouco tempo de curso, já temos afinidade.” (Paulo Mateus)
“Está sendo um curso muito bom e produtivo. Está abrindo os meus horizontes e me fazendo perceber muita coisa que antes passava despercebido nas questões financeiras e políticas. Tudo que estou aprendendo no curso eu passo para os meus filhos em casa. Tem sido muito gratificante! Temos a oportunidade de conhecer pessoas novas, de ver que nossa cidade é boa e tem muitas coisas pra oferecer e que a gente não aproveita. Estou feliz também por aprender e fazer novas amizades. Espero terminar o curso com a cabeça mais aberta e com uma boa oportunidade de emprego, quem sabe!? Espero que o curso seja bom pra todos e que todos tirem o máximo das matérias e dos professores que são excelentes." (Edvânia Fernandes)
“O curso e as aulas estão passando das minhas expectativas, está sendo melhor do que pensei! Todas as aulas são muito boas, ensinam a gente a pensar, mudam a nossa forma de ver o mundo,  como viver só para trabalhar e ganhar dinheiro, sendo que a  nossa cidade e o nosso mundo tem muita coisa boa pra nos dar e  mostrar...As aulas estão complementando a minha vida, meu modo de pensar, de ser, de agir, de falar , enfim o curso está me mudando muito, está me mostrando que muita coisa eu fazia errado  e hoje estou consertando tudo isso! As aulas nos ensinam coisas que não aprendemos na escola, que somente poderemos aprender aqui no nosso curso, no nosso Conecta. Estou indo pronta a cada dia para aprender coisas novas” (Bárbara Santos)

Nesse ritmo, essa segunda turma finalizará esse ciclo, como sugere o projeto, com empoderamento e formação plena!





Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910