Aulas de Comunicação colaboram com a formação dos alunos do Conecta Santos!

Autora: Profª: Juliana Andrade


No Programa Conecta, os alunos aprendem não só a preparar os eventos, mas também como se comunicar melhor. Todos nós sabemos falar o português, mas será que sabemos nos comunicar adequadamente?


Ser comunicativo é adequar o discurso de acordo com as situações que vivenciamos. Afinal, apesar de correto, ninguém vai falar no café da manhã: "Querida genitora, poderia, por obséquio, passar-me a margarina?" É bem provável que a mãe se surpreenda e nem consiga atender a esse pedido! Do mesmo modo, também não é adequado falar: "Aí truta, podexá que o relatório tá na mão!" com o chefe, não é mesmo?


Também precisamos entender que há diferenças entre o português falado e o escrito. Na fala, não temos muito tempo para pensar no que vamos emitir e é até normal que pequenos erros ocorram. Já na escrita, há tempo para elaborarmos nossas frases e, assim, podemos (e devemos!) revisar nosso texto para corrigirmos erros de ortografia, gramática e pontuação que podem comprometer as ideias apresentadas.


Assim, é necessário para que adequemos nosso texto e a nossa fala às situações que vivenciamos, pois poderemos então, utilizar o vocabulário adequado para que a comunicação ocorra livre de ruídos.


Veja algumas fotos da turma durante as aulas ;)



Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910