Aulas, Preparação e Mentorias

Texto por: Valdir Leandro de Moraes


Trabalhamos com a formação de novos empreendedores, com perfis diversificados, pensando em seu crescimento profissional, na busca de suas realizações pessoais e preparando-os para gerirem seus próprios negócios.


As aulas acontecem cinco vezes por semana e por um determinado período de tempo. Seus conteúdos falam sobre o mercado atual e seus desafios preparam os alunos para o desenvolvimento de competências que os ajudem a organizar ideias, planejar, estruturar e iniciar o próprio empreendimento.


Mesmo com atividades em grupo, há uma preocupação com o desenvolvimento individual de cada aluno. Por esse motivo, a mentoria ajuda no direcionamento individual, com orientações para identificar as dificuldades e desenvolver as potencialidades de cada um.


A abordagem ocorre por meio de uma trilha de aprendizagem, que constrói os conhecimentos dentro de cinco campos: empreendedorismo, comunicação e expressão, matemática financeira, informática, e gestão da qualidade de vida e do trabalho.


A preparação das aulas é feita pelos coordenadores, que são responsáveis por grupos e por desenvolver as trilhas, de forma que os alunos possam buscar informações importantes para seu empreendimento. Toda a ação é realizada colocando os alunos no centro do desenvolvimento de projetos, onde eles têm que buscar, através de ideias e insights, soluções para problemas apresentados. Isso faz com que os alunos desenvolvam uma autonomia em busca de crescimento, ajudando-os a se tornarem empreendedores criativos e seguros.


Esse processo também conta com parcerias feitas com profissionais que contribuem com conhecimentos e experiências do mundo dos negócios, ajudando na formação dos futuros empreendedores.


O contexto da pandemia do COVID-19 trouxe grandes desafios para educação e formação, tanto formal, quanto informal. Foi preciso buscar, dentro do ambiente virtual e das tecnologias de comunicação, uma forma de manter a formação dos novos empreendedores com a mesma qualidade, com estratégias motivadoras, mas também trabalhando as questões que surgiram com o distanciamento.


Adaptar a realidade presencial, na qual era possível trocas e experiências importantes para o ambiente virtual, intensificou o trabalho de mentoria e fez rever a forma de acolher e apoiar os alunos. Foi preciso um olhar de empatia, observando as questões emocionais e pessoais que surgiram por causa do cenário social e econômico criado pela pandemia.

A coordenadora e professora Cibele Brandão, da cidade de São José do Rio Preto, também enfrentou grandes desafios com o seu grupo nesse momento.

“No meio do caos emocional criado pela pandemia, trilhar novos caminhos parecia uma árdua tarefa, não que esteja sendo fácil, mas de uma grande responsabilidade preparar esse terreno tão fértil, mas cravado de experiências nem sempre positivas, principalmente ao rompermos a barreira da maior idade. Medos e inseguranças maduras e uma ânsia de acertos para lá de voraz. Assim cada aula, cada vivência, se torna uma renovação e um ponto de equilíbrio para os próximos passos para a reestruturação ou nascimento dos nossos sonhados negócios. Sim, nossos negócios, pois são nossos, cada um desses alunos, em suas essências e realidades mais duras, que inovamos, pesquisamos o melhor vídeo, apresentamos cada ferramenta de gestão. Transformar dias difíceis em manhãs possíveis é meta diária e ver cada um tomando posse dos saberes nos torna, a nós mentores nesse momento, a chave que distribui a energia para esses jovens e maduros empreendedores"
Cibele Brandão - Coordenadora de projeto

Na cidade de Santos, o coordenador e professor Diego Andrade viu na mentoria um caminho de grande ajuda para os alunos de seu grupo.

"A mentoria aos alunos é um processo fundamental para o curso porque permite um olhar direcionado para as particularidades de cada negócio. Como resultado, os alunos se sentem mais confiantes e preparados para encararem os desafios do mundo empreendedor”
Diego Andrade - Coordenador de projeto

Essas experiências têm trazido muitos aprendizados e nos fortalecido para novos desafios futuros, dentro desse cenário de formação. O trabalho de formação terá um novo olhar. É preciso investir em conhecimentos sobre as tecnologias de informação e comunicação, que hoje é o canal para o desenvolvimento pessoal e profissional.


“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original” (Albert Einstein).


Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910