Autora: Adriana Emiliano
Em parceria com a UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e profissionais da Unidade de Saúde da Família do São Bento, o Conecta Vôlei II recebeu os universitários do Módulo Trabalho em Equipe e Práticas Coletivas, para realizar atividades voltadas à promoção da saúde. Os encontros foram realizados semanalmente, no período de outubro a novembro, a partir de temas propostos pela própria Unidade de Saúde, ao identificar a necessidade de aproximar os jovens de práticas de estímulo à saúde.
Conteúdo Programático: Estereótipos e saúde
O esporte é uma ferramenta que estimula hábitos mais saudáveis, maior socialização e possibilita que os alunos tornem-se capazes de problematizar e construir planos de futuro de maneira mais objetiva, além de observar e refletir sobre estereótipos (conceito atribuído a pessoas ou grupos sociais), seguindo a premissa dos quatro pilares da educação:
Aprender a ser
Aprender a conhecer
Aprender a conviver
Aprender a fazer
Uma das alternativas é propiciar a reflexão/indagação sobre estereótipos e como os estereótipos organizados pelo modo de pensar neoliberal e propagados pela mídia nacional interferem em suas vidas e como podem afetar seu futuro nas relações sociais.
As oficinas de Vôlei são gratuitas e voltadas a adolescentes santistas de 13 a 17 anos. Para participar basta comparecer no Centro Turístico, Cultural e Esportivo Morro São Bento ou se inscrever no link: https://goo.gl/C7noC2
*O Programa Conecta Vôlei é uma parceria entre a Copersucar, Instituto Crescer com apoio do Fundo Social e da Faculdade São Judas.