Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910

Conectando teoria à prática

O Programa Conecta realizou  nas últimas semanas uma jornada com muito aprendizado e dinamismo para as aulas de Empreendedorismo em Santos, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, repensando e recriando novas formas de promover o conhecimento e a reflexão acerca dos temas inovação, mercado e negócios. Os alunos tiveram experiências relevantes para a formação e construção do conhecimento, participando na prática com visitas a importantes instituições para ampliar a visão sobre empreendedorismo, criando assim uma ponte entre o conhecimento teórico e prático, como reflete o professor e pensador sobre educação, Celso Antunes: "em educação a teoria é apenas uma semente, a prática é o fruto".


6ª turma do Conecta Santos: 


Alunos, ex-alunos e familiares participaram do evento Youhub Experience, que tem como proposta trazer palestras interessantes e com temáticas diferentes para empreendedores. Esse evento aconteceu em Alphaville/SP, com público de todas as regiões do Brasil. A turma pode conferir palestras com as temáticas: Como empreender na era do mercado mobile? O que pode e o que não pode dar certo?, por Camila Achutti; e Trajetória de Sucesso - Como eu fiz para acumular mais de 10 milhões de reais em ganhos e patrimônio nos últimos cinco anos, por Pedro Andrade.


Já o Conecta São José do Rio Preto:


Realizou uma aula externa no Caribbean Express, empresa de importação e exportação, para a qual os alunos foram recebidos pelo proprietário, que compartilhou com a turma sua trajetória de sucesso, agregando ainda mais à aula de Empreendedorismo.

"Foi muito gratificante para nós podermos passar conhecimentos em comércio exterior, tanto na teoria quanto na prática adquiridos nos últimos 45 anos. O tema abordado por nós da Caribbean Express foi “COMO SER UM PROFISSIONAL DE COMÉRCIO EXTERIOR” e temos a certeza que acendeu em alguns dos participantes a luz da oportunidade profissional no futuro. Além da palestra, cada participante recebeu um kit com informações de comércio exterior e orientações para que aqueles que se identificaram com o assunto possam utilizar os livros e slides disponíveis em nosso site, visando ampliar conhecimentos e estar mais preparado para um desafio no mercado de trabalho.  Agradecemos a Professora Patrícia Cecconi pela parceria que temos já há alguns anos e renovamos nossa disposição de estarmos sempre presente nas ações que possam orientar nossos jovens para um futuro melhor", diz o despachante aduaneiro, Paulo Narcizo Rodrigues. 

Luiz Gustavo, aluno do Programa:

"Muito bom. Um mercado que eu nem sonhava que existia, já estou em contato com o proprietário para alavancar conhecimentos e me preparar para exportar".

O Conecta Rio Preto também pode realizar uma aula no Instituto as Valquírias, na qual puderam conhecer um pouco mais sobe empreendedorismo social, em um espaço muito bacana.  As Valquírias é uma Organização da Sociedade Civil que se dedica a dar oportunidade a crianças, jovens, idosos e seus familiares que se encontram em risco de vulnerabilidade social e emocional, buscando amenizar três dos maiores problemas pertinentes a Zona Norte da cidade: tráfico de drogas, trabalho infantil e prostituição. Para tanto, estruturou-se em três frentes: a Banda Musical, o Instituto Social e o Negócio de Impacto Social.

(fonte: http://institutoasvalquirias.com.br/quem-somos/)

"Conhecemos os espaços, presenciamos algumas atividades dos voluntários e das crianças, e o mais importante, sentimos o amor que está espalhado a cada canto, em cada detalhe e cada gesto. Tivemos aula sobre motivação em uma sala de aula do instituto e não teria lugar melhor para aprender e falar sobre esse assunto. O que tenho a dizer é GRATIDÃO, à nossa professora Cris Alves e coordenadora Cibele Brandão, que com toda certeza a motivação delas e do Instituto é transformar vidas. Estamos nos transformando a cada dia em pessoas e empreendedores muito melhores do que quando iniciamos o curso, graças a vocês e aos momentos como este que vivemos hoje", diz a aluna Isabela Chaves. 

A turma do Conecta Ribeirão Preto:


Pode realizar uma visita técnica ao Carrefour Bairro Ribeirão Preto, com o intuito de analisar na prática: concorrência direta, indireta, fornecedores, comportamento de compra do cliente, diferencial de produtos, nicho de mercado e etc. O responsável pelo nosso atendimento foi o colaborador Fernando, que esclareceu dúvidas dos alunos quando solicitado, contou um pouco da sua experiência de mercado tanto na capital como no interior e também falou da sua trajetória nas redes de supermercados que atuou. Depois de observações e pesquisas, os alunos trouxeram informações importantes, como a presença de grandes marcas em mais de um segmento, sua participação no envase de produtos marca própria, a pesquisa realizada pela concorrência dentro do supermercado, o abastecimento e a ruptura de produtos e impacto para o consumidor.


"Além da observação de consumidores que compravam motivados por oferta ou pela força da marca. Muitos não faziam ideia desta diversidade de possibilidades de trabalhos. A atividade foi elaborada com base no conteúdo de aula e facilitou a construção do Canvas  e ainda nos preparou para etapa de pesquisa de campo", explica a professora de Empreendedorismo, Gabriela Patache.

"Hoje vimos um outro lado do supermercado Carrefour, conheci o lado empreendedor e o lado concorrente, e que temos sempre que nos reinventar para ficarmos acima do que já existe no mercado e firmamos o nosso negócio". (Depoimento do aluno Rodney Rodrigues) 

Confira o vídeo do aluno Paulo Roberto sobre sua experiência:

A turma também pode realizar uma  visita à sede da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP). Foi uma excelente visita técnica com o objetivo de proporcionar ao aluno empreendedor a possibilidade de ampliação de seu conhecimento, levando a questionar-se e trazer para aula/ seu negócio novos desafios e oportunidades.


"A ACIRP nos recebeu com muita atenção, mostrando a possibilidade de ter após o curso a continuação do processo de criar novas parcerias para continuação do seu negócio, acesso a informações de mercado, que muitas vezes só seria possível a uma grande empresa e benefícios para sua saúde física e fiscal. Sabemos que a taxa de mortalidade das pequenas empresas no Brasil é alta por falta de sustentabilidade financeira e acesso à informação. Ter possibilidades futuras amplia as chances do negócio prosperar. Desejamos que os alunos do programa Conecta Copersucar mostrem seu poder de transformação econômica, social e ambiental fazendo a diferença sempre", diz a professora de Empreendedorismo, Gabriela Patache.


"A visita foi incrível, fomos muito bem recebidos e a nós foi apresentado como funcionam os serviços e benefícios oferecidos pela associação. Muito bom saber que novos empreendedores podem contar com o apoio e estrutura desta instituição, com o intuito de transformar nosso negócio em sucesso!", destaca o aluno Danilo Carvalho.


Vejam fotos dessas visitas: