Confira como foi a aula inaugural do Conecta nas três cidades!

Autores: Juliane dos Santos, Tainá Nogueira e José Avelino


Na manhã do dia 8 de março, tiveram início as aulas da 6ª e 3ª turmas do Curso de Qualificação Profissional em Empreendedorismo em Santos e São José do Rio Preto, respectivamente. Em Ribeirão Preto, a 1ª turma teve sua aula inaugural no dia 12 de março, na E.E. Nair Guilhermina Pinheiro Nogueira - Nairzinha.

"Todos nascemos, crescemos, vivemos com sonhos e expectativas. Desejos impostos e desejos que são despertados ao longo de nossa jornada. Muitas vezes, não nos encaixamos nos sonhos alheios, e sonhar nossos próprios sonhos nos parece um tanto quanto assustadores e desafiadores, mas este desejo nos move de forma intensa", afirma Tainá Nogueira, aluna do Conecta Rio Preto.

Transformar este desejo em um projeto, tirá-lo do papel e realizá-lo, sem um preparo, pode transformá-lo em pesadelo. Por isso uma qualificação para este desafio é primordial e a primeira aula do Curso de Empreendedorismo do Conecta trouxe novas expectativas e novas esperanças para os alunos ingressantes.

"Eu particularmente me sinto lisonjeada de poder participar desse projeto, quando soube do Conecta, fui pesquisar mais sobre e fiquei maravilhada com o conteúdo e com as informações pertinentes ao mesmo, com tudo o que posso aprender participando dessa experiência", diz Juliane dos Santos, aluna do Conecta Santos.

A aula inaugural realizada em Ribeirão Preto teve como objetivo apresentar o Programa aos novos alunos, além de dar a oportunidade para se apresentarem e se conhecerem melhor. Como atividades desse dia, os alunos assistiram uma apresentação do coordenador do Programa explicando sobre a Copersucar, realizadora do Programa, o Instituto Crescer, parceiro técnico, e as diretrizes do Programa. Em seguida, todos participaram de uma dinâmica de apresentação. Os alunos formaram duplas e compartilharam com o grupo algumas características de um colega específico.

"Somos homens e mulheres, negros e brancos, tímidos e extrovertidos. Somos muitos. Alguns são mais empáticos, outros mais técnicos; há aqueles com perfil mais arrojado, outros mais conservadores; enquanto uns estabelecem vínculos de imediato, outros se reservam e observam mais que interagem. Em todos os casos, somos fortes. Nossos objetivos ora priorizam nossos filhos, ora nossos negócios, ora nossas carreiras ou simplesmente a ajuda ao próximo, o atendimento de necessidades não supridas, o acolhimento. Mas acima de tudo, estamos juntos! E, no Programa, essa é nossa maior qualidade. Entendemos, desde o primeiro momento, a importância dessa união. Todos estamos recebendo uma chance, a oportunidade de dar um passo à frente, na direção de nossas metas, com a assistência e a mentoria de um Programa criado para incentivar o empreendedorismo de base comunitária. Quem não gostaria de estar em nosso lugar?, pergunta José Avelino, aluno do Conecta Ribeirão.

Dentre tantas pessoas diferentes, foi possível ouvir histórias e experiências sobre tecnologia, gastronomia, nutrição, vestuário, acessórios, entre outros, ampliando a visão para novos horizontes e, já no primeiro dia, trazer a certeza que estes novos empreendedores estão no caminho certo. O empreendedorismo, independentemente de qual segmento seja, é a luz na vida de todos nós, jovens, cheios de ideias, desejos e determinações. Por que para cada um de nós empreendedores, o céu é o limite.

“Esse é o primeiro contato entre todos os alunos que irão participar dessa experiência. A aula inaugural é muito importante, pois permite que eles entendam que existem outros empreendedores passando pelas mesmas dificuldades e que aqui no Conecta haverá uma grande troca com os mentores, mas também entre eles, abrindo portas para novas parcerias, negócios e ideias”, garante Diego Andrade, coordenador do Programa na cidade de Santos.

Confira algumas fotos da aula inaugural nas cidades 😉



Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910