Confira como foi o 3º Fórum em Roda de Rio Preto que reuniu 99 pessoas!

Texto adaptado: Regiana Nogueira Dias


O 3º Fórum em Roda de São José do Rio Preto ocorreu no último dia 19 de setembro, no AELUZ – parceira do programa – e contou com a presença ilustre do Dr. Paulo Lucas, Coach de Saúde e Inteligência Emocional, que possui extenso currículo de formação na área, para mediar o tema Prevenção ao suicídio: Desistir não é uma opção! Em companhia do palestrante, estavam dois convidados para acrescentar seus conhecimentos à roda de conversa, sendo eles Meire Morais, empresária no ramo de confecções, e Marcelo Romero, Engenheiro Civil e Proprietário da MG Romero Engenharia Civil. O evento contou com a participação dos alunos do Curso de Qualificação Profissional em Empreendedorismo, que foram os responsáveis pela organização e realização do encontro.


A abertura do Fórum foi realizada pela Coordenadora Local do Programa Conecta, Cibele Brandão, que apresentou o trabalho que a Copersucar e o Instituto Crescer realizam na cidade. Em seguida, o Dr. Paulo Lucas deu início à palestra com dados da  Organização Mundial da Saúde que diz que a cada dez pessoas que pensam em suicídio, oito de fato realizam ou tentam de alguma forma. Porém, pode-se prestar atenção a comportamentos que indicam um estado que pode levar alguém a isso, sendo eles a solidão, depressão, transtorno emocional ou mental.


Ouvir, ter compaixão, estar à disposição e demonstrar afeto traz o sentimento da pessoa à tona, fazendo ela conseguir dialogar e se abrir para uma conversa.” Trecho dito pelo Dr. Paulo Lucas na palestra.

O médico enfatizou a importância de orientar quem está necessitando de ajuda a procurar um profissional, pois não se pode avaliar em qual nível está a condição emocional desta pessoa. Com isso, o doutor passou a palavra para o seu convidado Marcelo Romero, que trouxe para o público sua experiência pessoal em lidar com uma situação desta e como é importante buscar ajuda para se curar. Depois foi a vez de Meire Morais relatar suas experiências de superação. Encerrando os depoimentos, foi aberto a rodada de perguntas do público para tirarem dúvidas sobre o tema.


"Todas as pessoas que cometem suicídio não querem tirar a própria vida, mas sim tirar a sua dor." Resposta do Dr.º para uma pergunta do público.

Foram feitos agradecimentos aos palestrantes e aos alunos do Curso de Qualificação Profissional em Empreendedorismo, também foram entregues brindes feitos pelos alunos da 1ª Turma de Rio Preto do Programa Conecta. Por fim, o público aproveitou o Coffee Break, organizado pelos alunos, para integração e troca de ideias.


Confira as fotos!



Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910