Confira como foi o 5º Fórum em Roda em Paulínia!

Autora: Jaqueline Oliveira


Na última quinta-feira dia,  15 de setembro, foi realizado no espaço da Prefeitura de Paulínia, o 5º Fórum em Roda com o tema" Como empreender em tempos de crise?" que foi ministrado pelo coach e  mediador de conflitos Fernando Káxam para despertar o lado criativo e inovador que há em cada um de nós.


Sabemos que a crise econômica muitas vezes nos impede de praticar nossas ideias e empreender em algum negócio, pois passamos por períodos de incertezas e temos medo de a qualquer momento, tudo ir por água abaixo. Porém, o  Fernando com uma maestria, conseguiu clarear nossa mente, nos permitindo enxergar o mundo com outros olhos. Ele nos motivou a ir além do que pensamos, e acreditar em nós, mesmo quando o outro não acredita. Nos mostrou algumas situações típicas de zona de conforto, como por exemplo,  em relação ao emprego.


Sabe quando estamos num determinado emprego registrado, e recebemos até um salário razoável, com vários benefícios, e mesmo assim, parece que falta algo ? Pois é, quem nunca se sentiu infeliz onde trabalha, e não saiu apenas porque se encontrava acomodado onde estava? Pensamos: O salário até que é bom, porque irei sair? Se eu sair deste emprego o que será de mim depois ? E se eu não conseguir outro ? E o que irão falar de mim? São várias as perguntas internas que surgem em cada um de nós.


Geralmente não pensamos no agora, não vivemos ele, e por isso as melhores oportunidades podem passar. É preciso ter INICIATIVA, correr riscos, se realizar. Devemos lembrar que as crises são cíclicas, portanto não duram para sempre. Podemos sim empreender nesse tempos, podemos sim criar algo que nunca ninguém criou!


No encontro falou-se também sobre valor agregado, que é o resultado de processos e atividades adicionados a um item (produto ou serviço), que o valorizam em relação ao que ele era antes desse processo ou atividade estar presente. E hoje, tudo que compramos há um valor agregado, pois o valor que queremos passar para o cliente não é apenas em dinheiro, mas sim a marca e toda história que há por trás dela.


E para reforçar ainda mais a ideia de empreender em tempos de crise,nos proporcionou uma atividade, fazendo com que todos se levantassem, colocassem a mão no peito e declarasse:

"Este é o meu dom. É isto que estou destinado a fazer. Não importa o que aconteça, não deixarei ninguém tirar isso de mim. Eu sei que posso fazer isso. Eu sou bom. Eu sou honesto. Eu sou brilhante. Isso sou eu. Por isso continuarei indo’’.

Com isso, ele conseguiu transmitir uma pequena reflexão em todos, partindo de dentro para fora. Como se realmente quando estávamos declarando, toda essa energia positiva estivesse penetrando em  nossa mente e coração.


Por fim, nos trouxe uma empreendedora que acabou de abrir seu negócio, chamada Marta. Ela criou snacks que contêm tudo Qpod, e nos mostrou que tudo é possível para aqueles que acreditam, nos aconselhando a não dar ouvidos a pessoas que estão sempre nos colocando pra baixo, mas sim nos escutar, escutar quem nos apoia, quem acredita na nossa capacidade.

Todos nós temos uma dificuldade, algo que nos impeça de criar algo novo. Mas devemos nos superar a cada dia. Marta nos ensinou a quebrar esta barreira que temos conosco. Contando um pouco de sua trajetória e o quão difícil foi pra ela chegar, onde chegou. Ao final foi realizado um sorteio, dos seus produtos Qpod, e  fui uma das sorteadas, e posso dizer que o Chipsde batata doce é leve e uma delícia!


Espero que essa energia positiva que eles trouxeram permaneçam como lâmpadas dentro de nós, e que a mesma nunca venha a se apagar.Não adie seu sonho! Realize o que faz seu coração palpitar de emoção.


Confira o depoimento do Fernando Káxam:

"Foi ótimo ter participado do Evento e conhecer este trabalho maravilhoso com os Jovens. Era nítida a satisfação que cada um estava sentindo e podíamos perceber isto desde quando chegavam, até o final do evento. O que prova como devem estar gostando do que estão vivenciando e aprendendo. De minha parte tenho a agradecer a acolhida que recebi por parte de vocês, Equipe Organizadora, e das pessoas pelo envolvimento e participação na palestra, isto fez toda a diferença.Foi uma honra falar com todos espero ter contribuído um pouco com este belíssimo trabalho.Mais uma vez, gratidão pelo convite!".


Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910