Confira como foi o 7° Fórum em Roda do Conecta Santos!



Texto adaptado: Ananda Luz Sena


"Nutrição para todos: Como se alimentar bem e gastar pouco” esse foi o tema do 7° Fórum em Roda do Conecta Santos,  que é uma das frentes do Programa Conecta Copersucar. O evento aconteceu na Escola Estadual Barnabé e beneficiou os alunos da escola e moradores do entorno. A palestra foi mediada por Giovana Canno que é uma das alunas do curso de Qualificação Profissional em Empreendedorismo, formada em nutrição


Além da própria mediação, o Fórum contou com um coffee break, também feito pela própria nutricionista e por alguns alunos do Conecta que deram um suporte, o coffee foi preparado apenas com receitas de alimentos saudáveis.


As 76 pessoas presentes, foram convidadas a refletir sobre como inovar na alimentação com um orçamento pequeno e ainda prepará-lo de forma saudável. Um dos pontos principais da fala da mediadora foi desmistificar a impressão de que se alimentar bem é algo difícil e que, com um pouco de organização e criatividade, uma alimentação adequada pode ser tornar boa sem muitos sacrifícios financeiros.


Giovana, retratou durante o Fórum como a falta de conhecimento da população sobre como aproveitar frutas, legumes, verduras de forma integral, caracteriza um dos principais motivos de desperdício de alimentos ao redor do mundo. Apresentando pesquisas, gráficos e imagens, os alunos foram instrumentalizados com informações reais sobre nossa responsabilidade perante o combate à fome.


Respondendo as diversas perguntas feitas pelos jovens, a especialista ensinou como conseguir comprar alimentos baratos na feira: indo na hora da famosa xepa e pechinchando bastante. Ela procurou mudar, também, o preconceito que muitos têm de que os alimentos encontrados no final das feiras ou até mesmo no chão das mesmas estão impróprios para o consumo e que as frutas com aparências menos atraentes, em muitas das vezes, são as mais nutritivas, pois receberam menos agrotóxicos em sua composição.


Ao final do encontro, três alunos foram escolhidos para participar de um teste cego com os alimentos presentes no coffee break saudável. Para além de um momento de descontração, esse espaço foi reservado para a prática de tudo o que havia sido dito pela profissional: a possibilidade de aliar sabor atrativo aos alimentos saudáveis. Os alunos se surpreenderam ao tentar descobrir quais ingredientes foram usados para produção do bolo e do patê que comeram.


A abertura do coffee break, após a finalização da palestra sob muitos aplausos, foi um sucesso. Alguns jovens ficaram apreensivos ao provar as comidas e bebidas ali presentes, mas ao se permitirem experimentar, constataram que comer bem pode ser sinônimo de gastar pouco e de ser igualmente saboroso. A mesa foi composta por receitas de, patê de legumes e talos, pão integral, bolo de casca de banana, água saborizada com cavalinha e laranja e suco de talos e ramas com laranja e couve. Todos os ingredientes foram comprados na hora da xepa da feira, utilizando um orçamento de R$ 120,00 e com capacidade para alimentar 180 pessoas.


Para finalizar o evento, foram realizados sorteios de diversos brindes feitos por nossos alunos ou então conquistados através de parcerias realizadas pelos mesmos, praticando, dessa forma, diversos conteúdos tratados no curso de Qualificação Profissional com formação em empreendedorismo como; marketing, comunicação, networking e negociação.


Sobre a importância de se falar para o público jovem de alimentação saudável a preço acessível, assunto tão em pauta na vida cotidiana das famílias brasileiras, Giovana finaliza:

“A adolescência é um momento de vários questionamentos e confusões na cabeça do jovem. Se antes, quando criança, ele consumia apenas o que os pais compravam, hoje ele tem livre arbítrio para comprar os alimentos que preferir. E por ser um momento na sua vida de muitas mudanças hormonais e metabólicas, uma alimentação inadequada pode trazer diversos problemas como déficit no crescimento, diabetes, hipertensão, TDH (Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade) entre outros. Conscientizar os jovens de que é possível ter uma alimentação saudável a baixo custo é muito importante, pois assim quebramos essa distância entre saúde e gastar pouco. A saúde começa com o alimento que colocamos no nosso prato. Conscientizar sobre a alimentação saudável é trabalhar a prevenção de várias doenças crônicas e auxiliar na construção do futuro do país, que ocorrerá através da população jovem.”.

Confira as fotos!



Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910