EMPREENDEDORA QUE INSPIRA: o pulo da gata

Autora: Adriana Emiliano


No mês de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Programa Conecta irá trazer histórias de empreendedoras e ex-alunas para inspirar você também a empreender


Conheça a história de Larissa Regina Nascimento Canhas, 34 anos, de Ribeirão Preto. Ela participou da 3ª turma de Qualificação Profissional - Empreendedorismo, em 2020, e é a idealizadora do Pulo do Gato Fotografias.




O start empreendedor de Larissa iniciou ao levar o seu filho para ensaios fotográficos onde identificou uma oportunidade na forte demanda do mercado fotográfico, em especial para ensaios de bebês. Afinal é uma maneira de registrar e eternizar momentos.


O reconhecimento sobre a sua marca e seu papel como empreendedora é fundamental para o processo de afirmação e fidelização dos seus clientes. Fotografar é uma arte!


“Ser empreendedora é acordar todos os dias com compromisso e paixão. É vender, vender e vender, e não se cansar, pois sabe que está fazendo diferença positiva nas vidas de quem encontra o seu propósito. É se inspirar em outros empreendedores que alcançaram sucesso, pensar constantemente em inovação e comunicação. É autoconhecimento!” relata Larissa


Durante a pandemia está sendo necessário levar ao pé da letra a fábula que leva o nome do empreendimento, é a hora do “pulo do gato”, que significa mostrar a sua diversidade, flexibilidade e adaptação. Foi o momento de mudar todo o plano de negócios. De fotografia infantil para um novo projeto: fotos Still e de Gastronomia.


“Tive que estudar, aprender, investir... e com a ajuda dos professores, consegui entregar um projeto que me trouxe trabalhos. Ainda estou vivendo as limitações que o comportamento da pandemia me traz, mas acredito que o pior já passou. Consegui segurar as pontas. O Conecta chegou em um momento que eu precisava muito. Fiz amizades e excelentes contatos. Contribuiu em muitos sentidos. Pra mim foi um espaço de acolhimento: se você traz uma questão que está te bloqueando, tem uma galera querendo te ajudar. O Conecta é um programa completo, onde se trabalha a ideia e gestão para realmente tirar qualquer projeto do papel ou mesmo organizar uma estrutura que já atua. Eu amei participar e conhecer os professores. Sempre penso com carinho e em como posso retribuir - e eles se importam até com isso- tive oportunidade de montar uma aula com dicas de fotografia e descobri que me sinto muito bem ensinando. Só gratidão, amor e felicidade”, afirma Larissa.


Com o passar do tempo, as mulheres estão desempenhando novos papéis na sociedade e se tornando protagonistas em diversos mercados. Não poderia ser diferente no empreendedorismo. Hoje o Brasil é o sétimo país com mais mulheres empresárias que administram seus próprios negócios, criam empregos e promovem o desenvolvimento econômico. Os dados vêm de uma pesquisa conduzida pela Global Entrepreneurship Monitoring Agency (GEM), com 49 países/ regiões.


CONSELHOS DE UMA EMPREENDEDORA


“Mulheres não se cobrem tanto. Tudo tem seu tempo e cada etapa é importante. Se você está aqui, parabéns! Tem algo dentro de você que pede por mudanças e você escutou. Somos seres fortes e criativos. Damos conta de tudo e tanto que fica difícil separar um tempo para os nossos sonhos. Quando a gente comunica a nossa verdade pro mundo, mais daquilo recebemos e assim encontramos esse sentido tão natural que é empreender. E vale muito a pena! É um trabalho que alimenta a alma e sempre cuida de reafirmar que estamos no caminho certo. Então, por favor, não escute qualquer pessoa. Escute você! O seu propósito em primeiro lugar. Algumas pessoas aconselham o que deu certo para elas e isso não necessariamente se encaixa para você. Escute as pessoas de sucesso que te inspiram, apenas elas! E quanto às que falam e nada tem a ver com o seu sonho, ou se você sente constante falta de incentivo... essas são as que mais precisamos evitar”, destaca Larissa.

Venha empreender com a gente. Temos vagas remanescentes em Santos, Rio Preto e Ribeirão Preto. Inscreva- se


O principal objetivo do Programa Conecta é promover o empreendedorismo por meio da formação cognitiva, comportamental e ferramental, para que os participantes criem e implementem um Plano de Negócios. Assim, busca-se preparar os jovens para enfrentar um mercado que está cada vez mais dinâmico e competitivo, exigindo profissionais preparados para enfrentar seus desafios.


Participe também do Prêmio Conecta de Empreendedorismo:

Incentivaremos dois alunos de cada cidade com R$1.500,00 para impulsionar o seu negócio. Essa premiação é baseada no regulamento, na avaliação da banca técnica de mentoria e na participação e engajamento dos alunos.


0 comentário