EMPREENDEDORISMO? EMPREENDER?


Autora: Adriana Emiliano


Quem nunca parou para pensar: afinal o que é EMPREENDEDORISMO? Ou falou pausadamente EM -PRE -EM – DE -D0- RIS – MO? Ouvimos a todo momento essa tal palavrinha, mas qual o seu significado afinal?

Empreendedorismo vem de Empreender, um verbo transitivo direto – conseguir ou tentar fazer (algo muito difícil); Colocar em desenvolvimento e/ou execução; Etimologia (origem da palavra empreender). Do latim imprehendo ou impraehendare.

Um termo tão atual, mas que surgiu em 1945 criado por Joseph Schummpeter que acreditava que o empreendedorismo é algo desenvolvido por indivíduos criativos, versáteis, com competências para elaborar e dispor de meios financeiros e gerir negócios além de ser um extraordinário vendedor.

Hoje em dia, empreender virou uma arte de sobreviver em tempos de pandemia. Vimos diversos negócios se reinventarem, novas ideias surgirem e um olhar mais apurado para as tecnologias e nichos, antes não percebidos. já dizia o ditado popular, “Em tempos de crise, uns choram, outros vendem lenços”.

Quem nunca pensou em ser dono do seu próprio destino? Não bater ponto, morar perto da praia, viver da sua arte, do seu talento.

E há também aquelas pessoas que na hora do aperto do fim do mês descobrem uma nova maneira de completar a renda.

Todo mundo conhece alguém que tem uma expertise a mais, seja na cozinha, na arte, nos negócios.

Existem aqueles que estão preocupados com a demanda que nem todo mundo enxerga, que pode estar diretamente ligada a alguma causa ou público específico, como por exemplo, o serviço de atendimento “Uber da quebrada”.

Saiba mais em: https://mobilidade.estadao.com.br/mobilidade-para-que/empreender/conheca-o-uber-da-quebrada-app-que-atende-a-brasilandia/

Eu sou professora de Educação Física, orientadora comunitária e terapeuta em bandagens funcionais. Ofereço aos meus pacientes um atendimento domiciliar e faço consultoria de projetos. Empreender está diretamente ligado ao atendimento de um público ou serviço.


Podemos ter várias habilidades ou não, o importante é procurar uma atividade que nos traga aquela sensação de felicidade. A sua motivação pode estar ligada às finanças, à realização pessoal, ao desafio, ao sonho de abrir aquele negócio.

Dicas de Filmes e séries sobre empreendedorismo para maratonar e se inspirar:

1) A Vida e a História de Madam C.J Walker

2) GirlBoss

3) Coco, antes de Chanel

4) Walt antes do Mickey

5) Joy: o nome do sucesso

6) Steve Jobs

7) Fome de Poder

8) O menino que descobriu o Vento

Venha empreender com a gente. Temos vagas remanescentes em Santos, Rio Preto e Ribeirão Preto. Inscreva- se: https://www.conectacopersucar.com/qualifica%C3%A7%C3%A3o-profissional

O principal objetivo do Programa Conecta é promover o empreendedorismo por meio da formação cognitiva, comportamental e ferramental, para que os participantes criem e implementem um Plano de Negócios. Assim, busca-se preparar os jovens para enfrentar um mercado que está cada vez mais dinâmico e competitivo, exigindo profissionais preparados para enfrentar seus desafios.

Participe do Prêmio Conecta de Empreendedorismo.

Incentivaremos dois alunos de cada cidade com R$1.500,00 para impulsionar o seu negócio. Essa premiação é baseada no regulamento, na avaliação da banca técnica de mentoria e na participação e engajamento dos alunos.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo