Empreendedorismo materno - A costura como meio de autoafirmação e empoderamento feminino

Autora: Adriana Emiliano


Conheça abaixo a trajetória da Maristella Corrêa Garcia, 31 anos, idealizadora da Donna Tella Ateliê e Essencial T. Maristella é ex-aluna da 1ª turma de Qualificação Profissional em Empreendedorismo do Programa Conecta Copersucar, da turma de 2018, de Rio Preto.



Durante a infância ela já tinha contato com o mundo da costura. Aos 5 anos ganhou sua primeira máquina de costura (que tem até hoje) e possui referências muito significativas no meio familiar: sua avó era uma excelente costureira e sua tia é modelista. O que parecia uma jornada certa para a continuidade das referências familiares foi abalado por algumas perdas no núcleo familiar, como o falecimento da avó e, logo em seguida, de seu pai. O quadro depressivo de sua mãe acabou desestruturando a trajetória e conduzindo a novos rumos. Como já dizia o ditado popular "Quem sai aos seus não degenera", durante um evento de costura no ensino médio o seu talento foi notado pela bibliotecária da escola, que a incentivou a se especializar no ramo da moda. Maristella iniciou então um novo capítulo em sua vida como bolsista na faculdade de moda. De lá pra cá vem colecionando amigos na área e muitas histórias, carregando a certeza de que: “Nós vestimos para contar histórias sejam elas tristes ou felizes! Mas elas nos levam a lembranças!”, ressalta Maristella.


O empreendedorismo materno surgiu logo após o término da faculdade e à espera do primeiro filho. As rotinas da empresa da família não se encaixavam com a nova demanda no papel de mãe e as preocupações com a educação da sua prole falaram mais alto. Foi nesse momento que surgiu a Maristella mãe e empreendedora, junto com os principais desafios de ser resiliente e dividir as tarefas dessas duas funções.


Segundo dados levantados pelo SEBRAE, 75% dos novos negócios liderados por mulheres são gerados a partir de experiências da maternidade. As mães identificam o empreendedorismo como uma maneira de tornarem-se protagonistas das suas vidas e dos seus próprios negócios.


O empreendedorismo materno não é apenas uma atividade econômica, é uma solução para muitas mulheres em diferentes situações. Seja para aquelas que com a chegada de seus filhos preferem não manter suas rotinas de trabalho e, se descobrirem empreendedores talentosos, ou para aqueles que veem a abertura de uma empresa como a única oportunidade de renda, entrar no mundo do empreendedor é uma maneira cada vez mais comum.


Paixão entre gerações: com dedicação, amor e empenho, Maristella busca proporcionar experiências significativas aos seus filhos com o seu trabalho. Durante a pandemia, ela realizou a confecção de máscaras para doação e eles acompanharam todo processo até a entrega. Motivada pelas experiências adquiridas na infância, ela consegue criar vínculos com toda a família. Com a costura, ela transmite afeto aos seus filhos e fortalece laços com sua mãe por meio de suas conquistas diárias. Além disso, também conta com o apoio do marido em seu empreendimento.


Maristela relata que empreender durante a pandemia no começo foi assustador. “O número de pedidos aumentou tomando um rumo inesperado. Tinha me aventurado em um novo segmento, que talvez não seria o ideal. Para onde olhava só via máscaras e empresas parando de confecionar os itens comuns do setor como: vestuário, cama, mesa e banho. Precisei me adaptar à nova rotina e às novas exigências do consumidor, que mudou suas preferências”.

A passagem pelo Programa Conecta foi mais um capítulo de mudanças na vida de Maristella, que resume a experiência da seguinte forma: “Entrei lagarta, sai borboleta”. “Aprendi o que era necessário para começar e que os riscos fazem parte da rotina do empreendedor. Que mesmo com medo constante, ele não poderia mais me paralisar. O Conecta impulsionou muito o meu empreendimento e encontrei parceiros maravilhosos. Comecei a realizar um atendimento diferenciado”, conclui.


Venha empreender com a gente! Inscreva- se em: https://www.conectacopersucar.com/qualifica%C3%A7%C3%A3o-profissional


O principal objetivo do Programa Conecta é promover o empreendedorismo por meio da formação cognitiva, comportamental e ferramental, para que os participantes criem e implementem um Plano de Negócios. Assim, busca-se preparar os jovens para enfrentar um mercado que está cada vez mais dinâmico e competitivo, exigindo profissionais preparados para enfrentar seus desafios.


Participe do Prêmio Conecta de Empreendedorismo:


Incentivaremos dois alunos de cada cidade com R$1.500,00 para impulsionar o seu negócio. Essa premiação é baseada no regulamento, na avaliação da banca técnica de mentoria e na participação e engajamento dos alunos.



0 comentário