EMPREENDEDORISMO NA GERAÇÃO Z: AMIGOS QUE DIVIDEM OS MESMOS SONHOS

Autora: Adriana Emiliano


O empreendedorismo na geração Z já é uma realidade. Cada vez mais os jovens começam a empreender. Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), os números de empreendedores brasileiros entre 18 a 24 anos ultrapassam a faixa etária de 25 a 34 anos, portanto, eles se tornam a faixa etária com maior proporção de proprietários de negócios iniciais e os mais ativos, pois muitos conseguem conciliar o desempenho dos negócios e da vida pessoal.


Os ex-alunos do Programa Conecta, Mikaella Raissa Carvalho Passos, Vitória Urbano Rodrigues Nunes e Giovanne Jonatas Felicio, os três com 18 anos e de Ribeirão Preto, também vencedores do Prêmio Conecta de Empreendedorismo e idealizadores da Confeitaria Momentos da Vida Gourmet, concretizaram a ideia de negócio ao participarem das aulas sobre empreendedorismo.


“A chegada foi por meio de uma colega que viu que estávamos fazendo bolos de potes para vender e nos indicou o curso. Ela disse que o programa ajudava desde conceitos básicos, como escolha do nome, até assuntos mais complexos sobre divulgação e marketing, então, nos interessamos e fomos atrás para conhecer”, relata Vitória.


São comuns no mercado empresas idealizadas por meio de relacionamentos amigáveis. Pessoas que se conhecem e têm interesses em comum unem forças para desbravar a jornada empreendedora em tomar decisões e quando isso é feito entre amigos, se tem a vantagem de dividir as expectativas.


“No início, foi a questão financeira, mas empreender sempre foi nosso sonho e a condição financeira foi o incentivo que precisávamos para dar o primeiro passo. O maior desafio foi sair da nossa zona de conforto, entramos nessa de empreender numa situação difícil que todos estamos vivendo. As vendas foram complicadas, assim como conseguir clientes, mas no fim está tudo dando certo! O Conecta foi essencial para o nosso negócio, nos proporcionou conhecimentos e aprendizados que levaremos em toda nossa caminhada. Nosso maior aprendizado é que independentemente de onde estamos, sempre temos a oportunidade de empreender, pois a nossa situação atual não define nosso futuro. No momento, pretendemos vender mais, conseguir clientes, reformar nosso espaço e formalizar”, destaca Vitória.


Uma rede de apoio e amigos fortalecem as relações nos negócios e mesmo com tantas diferenças ou opiniões divergentes é necessário aprender com as diferenças, estar conectado com o objetivo e crescimento do seu empreendimento e até mesmo perseverar, caso um trio venha a se tornar uma dupla, como foi o caso dos nossos ex-alunos após a saída da Mikaella. Mesmo com o novo formato, as atribuições são bem estabelecidas, a Vitória é responsável pela área administrativa e o Giovane pelo comercial e pós-venda, além de ambos dividirem a cozinha na produção dos bolos de festa e bolos de pote.


Se estiver pensando em empreender com amigos, veja algumas dicas para tornar a sua parceria mais proveitosa. Segundo dicas do SEBRAE:


1. Respeite a opinião do outro

2. Compartilhe soluções

3. Tenha confiança

4. Separe a relação pessoal da profissional

5. Formalizem tudo em contrato

6. Definam objetivos


Os atuais ganhadores do Prêmio Conecta de Empreendedorismo já estão usando o valor do prêmio para investir em utensílios que faltavam e nos preparos para formalizar o negócio. Por enquanto, é possível encontrar os produtos do Momentos da Vida Gourmet através das redes sociais @confeitaria.mvg e pelo tel: (16) 98198-2218, em Ribeirão Preto, área norte.





Gostou da história? Venha empreender com a gente. Inscreva- se clicando aqui.

O principal objetivo do Programa Conecta é promover o empreendedorismo por meio da formação cognitiva, comportamental e ferramental, para que os participantes criem e implementem um Plano de Negócios. Assim, busca-se preparar os jovens para enfrentar um mercado que está cada vez mais dinâmico e competitivo, exigindo profissionais preparados para enfrentar seus desafios.


Participe do Prêmio Conecta de Empreendedorismo:


Incentivaremos um aluno de Santos, Ribeirão Preto e Rio Preto com R$1.500,00 para impulsionar o seu negócio. Essa premiação é baseada no regulamento, na avaliação da banca técnica de mentoria e na participação e engajamento dos alunos.




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo