Engajamento e união, expressam o espirito das primeiras aulas da 4° turma do Conecta Santos!



Autora: Sarah Campos


Começo das aulas:


A aula inaugural é onde os alunos tem a possibilidade de ter um primeiro contato com os demais selecionados, além de compreender as diretrizes do programa e regras de convívio.

No primeiro dia de aula os alunos foram apresentados ao corpo docente que acompanhará a classe pelos próximos meses. Além de conhecerem os professores cada aluno pode contar um pouco mais sobre seu pensamento empreendedor e como espera iniciar ou dar continuidade a seu próprio negócio.

Além disso, os alunos puderam conhecer a missão do Programa e como o curso pode trazer benefícios para cada um em seu âmbito profissional e pessoal. Logo no primeiro dia foi criado um senso comum de regras de participação em sala, criando uma comunidade com o objetivo de prosperar em conjunto, sem rivalidades ou concorrência.


O ambiente é de cooperação mútua, alunos e docentes se auxiliam diariamente a formar novas ideias e discutir soluções para os problema do dia-a-dia, construindo dessa forma novos empreendedores com melhor visão de gestão e mercado.


Primeiro dia de Aula:


A primeira aula já levou a turma um ambiente acolhedor, algo muito valioso para que cada um se sinta empoderado para crescer e continuar a desenvolver ideias, se capacitar e querer fazer a diferença.


É um curso de autoconhecimento e conhecimento do próximo. Nessa proximidade entre professores e alunos vamos tendo a oportunidade de ver no próximo aquilo que poderia ser o diferencial para nossas vidas.


Assim, na primeira aula o compromisso foi feito. De fazer dessa experiência a melhor possível, desfrutando de oportunidades e criando oportunidades a todos. Através deste projeto, diversos jovens têm a oportunidade de estudar suas ideias e projetos de negócios, e compreenderem a viabilidade de seus sonhos. Assim, é possível planejar seus primeiros passos rumo ao empreendedorismo e a formação profissional. As experiências nesses primeiros dias de curso estão sendo maravilhosas, visto que os docentes do Conecta são muito empenhados em nos dar a visão empreendedora. As aulas são envolventes, colocando todos os alunos em equipe, onde um ajuda ao outro com a missão de todos se desenvolverem juntos. Um projeto como o Conecta ajuda a edificar não só empreendedores mas a sociedade como um todo. Pessoas qualificadas se tornam bons cidadãos, que podem não só consolidar seus negócios, mas também empregar outras pessoas e fazer a diferença nas comunidades onde atuam. Eu acredito muito no Conecta e estou muito agradecida em fazer parte dessa turma.


Saiba mais sobre o  Programa Conecta e parceiros envolvidos:


Fundado em 2000, o Instituto Crescer é uma organização focada em educação, implementando diversos projetos de qualificação profissional e desenvolvimento comunitário. Os trabalhos são implementados em escala global, com a sede do Instituto em São Paulo.


Em parceria com a Copersucar, foi criado o projeto Conecta, iniciado em agosto de 2015 na cidade de Paulínia/SP e expandido no ano seguinte para a cidade de Santos. Em março deste ano o projeto foi levado para São José do Rio Preto, destacando-se por seu sistema de gestão participativa e sua capacidade de mobilização social. Dentre as ações destacadas no projeto, estão a formação em empreendedorismo, que serve como um norte para jovens colocarem foco em seus projetos e transformarem em negócios. É uma forma de estimular jovens que estão no estágio inicial de sua vida profissional, muitos com sonhos ou até mesmo projetos em andamento, fazendo-os estudar os fundamentos para abertura de seu próprio negócio, bem como importantes pontos na manutenção do mesmo.


Dentre as outras atividades do programa, estão as Oficinas de Arte Educação, voltadas para jovens de 13 a 17 anos e que incluem aulas de teatro, fotografia, cinema e outras áreas culturais. O Fórum em Roda é um encontro bimestral e aberto ao público, no qual diversos especialistas mediam rodas de conversa com assuntos pertinentes a comunidade. O Café Cultural é uma mostra multicultural semestral, que promove cultura e diversidade artística para a comunidade, além de dar espaço para talentos locais. Este evento também é aberto ao público e sem limitações de idade. Por último, a Ação Saúde e Vida estimula o lazer e promoção da saúde através de atividades esportivas.


A participação nos eventos é feita mediante cadastro no site oficial do projeto, quando há datas para o mesmo. Lá é feita a inscrição solicitando participação para as ações abertas, lembrando que algumas, por conta da proposta e público alvo, são limitadas por faixas etárias. Para a formação em empreendedorismo, por exemplo, são aceitos jovens de 18 a 34 anos. Como as vagas são limitadas, é feito um processo seletivo para formar as turmas, mas é possível se inscrever em uma próxima oportunidade caso não tenha sido selecionado.


Normalmente as turmas são abertas semestralmente.



Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910