Entenda a Reforma do Ensino Médio no 8º Fórum em Roda em Paulínia

A reforma do Ensino Médio sancionada em fevereiro pelo presidente da República, Michel Temer por meio de medida provisória nº 748/2016. A mudança do Ensino Médio por meio de uma Medida Provisória e sem consulta à sociedade gerou bastante debate e protestos, o que causou ocupações em escolas de vários estados em 2016. Exclusões de disciplinas, abertura para profissionais sem licenciatura dar aulas e implementação geral do ensino integral foram os temas mais polêmicos.


O novo Ensino Médio prevê que 60% da carga horária seja ocupada obrigatoriamente por conteúdos comuns da BNCC, enquanto os demais 40% serão optativos, conforme a oferta da escola e interesse do aluno, mas também seguindo o que for determinado pela Base Nacional. No conteúdo optativo, o aluno poderá, caso haja a oferta, se concentrar em: 1) linguagens e suas tecnologias; 2) matemática e suas tecnologias; 3) ciências da natureza e suas tecnologias; 4) ciências humanas e sociais aplicadas; e 5) formação técnica e profissional.


Outro objetivo da reforma é incentivar o aumento da carga horária para cumprir a meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê que, até 2024, 50% das escolas e 25% das matrículas na educação básica (incluindo os ensinos infantil, fundamental e médio) estejam no ensino de tempo integral.No ensino médio, a carga deve agora ser ampliada progressivamente até atingir 1,4 mil horas anuais. Atualmente, o total é de 800 horas por ano, de acordo com o MEC.


Para compreender todos os pontos  propostos pela Reforma do Ensino Médio que deve ser implantada a partir de 2018, venha participar do 8º Fórum em Roda! 


O encontro será mediado pela especialista Andressa de Sousa R. Mesko que é graduada em Letras pela Universidade Paulista ( 2011), pedagogia pela Faculdade  Paulista São José (2015) e mestranda no Programa de Pós- Graduação em Educação na UNICAMP, na linha trabalho e educação do Núcleo de Estudos Trabalho, Saúde e Subjetividade ( NETSS). Já atuou como professora de Língua Portuguesa  e Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio no Município de Campinas. Atualmente, atua como Profissional de Educação na área de Gestão Escolar no município de Monte Mor. Interessa-se por gestão educacional, política educacional e trabalho docente.

QUANDO: 01 de Junho às 19h00 LOCAL:Câmara Municipal de Paulínia - Rua Carlos Pazeti, 290 *ENTRADA FRANCA*

Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910