Inclusão de deficientes no ambiente educacional é o tema do 8º Fórum em Roda do Conecta em Santos!



Autor: Diego Alves Andrade


Ao analisar os dados divulgados pelo último censo do IBGE, percebemos que aproximadamente 24% da população brasileira, ou seja, 45 milhões de pessoas, tem alguma deficiência. Colocando esse indicador em nosso cotidiano, exemplificamos que em uma sala de aula com 40 pessoas, pelo menos 9 delas serão deficientes.


Deficiência é o termo usado para definir a ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica. Diz respeito à atividade exercida pela biologia da pessoa. Em um momento de reflexão e levando em conta os dados acima, com quantos deficientes você já estudou, trabalhou ou conviveu em algum outro ambiente? É neste momento que percebemos que o processo de inclusão social na educação e também em outros cenários ainda é um grande desafio para o Brasil.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, de 2005 para 2015, o número de alunos deficientes matriculados em escolas comuns aumentou de 114.834 para 750.983. Essa, inicialmente, é uma boa notícia, entretanto ainda constitui um número baixo comparado à expectativa do cenário ideal. Fatores como acessibilidade, falta de informação, capacitação falha/insuficiente de profissionais da educação e políticas públicas escassas ou ineficazes são apenas alguns dos pontos que tornam a inclusão social desses cidadãos ainda mais complexa, nos distanciando do resultado esperado.


Considerando que o primeiro passo para o progresso dessa realidade é a discussão, trazemos o 8º Fórum em Roda de Santos com o tema “Inclusão de deficientes no ambiente educacional: Um desafio entre o real e o ideal” com entrada franca.


O evento acontecerá na Universidade São Judas, campus Unimonte, no dia 17 de maio, às 19h00 e contará com a condução da pedagoga Lucymara Silva Ponce Alonso.


Mediação > Lucymara Silva Ponce Alonso:


Formação:

Graduada em pedagogia – UnimesPós graduada em psicopedagogiaEducação especial e inclusão - UninterMestranda em Ecologia - Unisanta


Experiência profissional:


Coordenadora escolar do ensino fundamental;Professora da rede pública de educação especial;Psicopedagoga clínica e institucional;



Contamos com a sua presença!

Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910