Meninas no esporte: Um bate-papo sobre empoderamento com participação das alunas do Programa Conecta

Texto por: Adriana Emiliano


O esporte é um instrumento importante para a transformação social e empoderamento de meninas e mulheres, e é por meio dele que também chamamos a atenção para o envolvimento dos homens no fim da violência contra as mulheres. Segundo dados divulgados pela ONU Mulheres, durante a adolescência as intervenções sociais, estereótipos de gênero e a autoestima das meninas inclina-se a cair duas vezes mais que a dos meninos. Além disso, 49% das meninas abandonam a prática esportiva, taxa seis vezes maior em comparação a dos rapazes.

Em comemoração ao Dia Internacional da Menina, celebrado em 11/10 - data criada em 2012 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com a finalidade de alertar e conscientizar sobre os direitos das meninas e ressaltar as medidas para desigualdade de gênero - as alunas do Programa Conecta das cidades de Santos e São José do Rio Preto participaram de uma pesquisa promovida pelo grupo de estudos do curso de Orientação Comunitária, da ETEC CEPAM. Foi realizado um levantamento sobre as percepções das integrantes dos projetos esportivos em relação a sua participação nas aulas e das mulheres no esporte, e quais os fatores que dificultam a atuação das meninas e mulheres atletas no âmbito esportivo.


Esses dados serão disponibilizados para o Programa para analisar e desenvolver ações de equidade de gênero e empoderamento das alunas. Confira o vídeo O quanto você sabe sobre esporte?



Combinar a prática esportiva com formação de ambientes seguros é indispensável para que as meninas tenham acesso à informação e amadureçam livres de preconceitos de gênero. Dessa maneira o esporte fortalece o desenvolvimento da liderança, autoestima, e a compreensão sobre o próprio corpo e direitos.

Os Projetos Conecta Vôlei III e Vôlei Educacional II são realizados pelo Instituto Crescer, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Copersucar.

O Programa Conecta é mais uma ação de responsabilidade social da Copersucar nas cidades onde atua. A Companhia considera o investimento social privado como importante instrumento para a transformação e o desenvolvimento dos cidadãos, visando a construção de uma sociedade mais consciente e sustentável. As oficinas de Vôlei são gratuitas e voltadas a adolescentes rio-pretenses, e santistas de 13 a 17 anos.


Para se inscrever, acesse o link: https: www.conectacopersucar.com

Nos siga em nossas redes sociais:

facebook.com/conecta.copersucar

instagram.com/conecta.copersucar

www.conectacopersucar.com

Posts recentes

Ver tudo

Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910