Mulheres no esporte: uma programação especial da Ação Saúde e Vida, em Santos e Rio Preto

Autores: Adriana Emiliano e Gabriel Lage


Nos meses de junho e julho aconteceu uma programação toda especial em celebração a mulheres no esporte, aproveitando o tema da Copa do Mundo de Futebol Feminino. Foram desenvolvidas atividades de sensibilização e valorização das mulheres no meio esportivo, nas cidades de Santos e São José do Rio Preto, pelos Projetos: Conecta Vôlei II e Vôlei Educacional, projetos da frente Ação Saúde e Vida do Programa Conecta Copersucar.


Foram abordadas as temáticas da linha do tempo sobre como tudo começou, curiosidades sobre as modalidades, as atletas e dificuldades de inserção no mundo esportivo feminino. Em Santos, no Conecta Vôlei II, em 13 de junho, os alunos assistiram uma partida de futebol entre Brasil e Austrália e após a derrota do Brasil realizaram uma roda de conversa analisando os fatores que puderam interferir no rendimento das nossas atletas. Algumas das observações levantadas pelo grupo são o incentivo a prática da modalidade, a visibilidade, salários inferiores ao da equipe masculina, tempo de preparo para competição, treinamento e etc.


O Vôlei Educacional também valorizou a participação das mulheres no esporte através de várias atividades reflexivas com os alunos. Na primeira atividade, realizada no dia 14 de junho, exibimos o documentário com a professora e pesquisadora Silvana Goellner, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sobre a história da participação das mulheres no esporte, relação com a mídia e como o fator gênero interfere na prática esportiva. Destacamos os vários momentos em que a participação da mulher no esporte chegou a ser ato subversivo e passível de ações penais. Houve também um debate com os alunos sobre a posição da mulher ao longo dos anos e sobre equidade no esporte, entre homens e mulheres. Na sequência, para absorção do conhecimento apresentado, foi realizado um quiz esportivo, onde os alunos foram divididos em duas equipes e após perguntas, eles realizavam uma estafeta com barreiras ou gestos do voleibol para que o aluno que chegasse primeiro pudesse, junto com sua equipe, responder à pergunta.


No dia 25 junho foi a vez do Conecta Vôlei II discutir sobre quem são as mulheres no esporte e quais nos inspiram. Para isso, realizamos uma viagem na linha do tempo na trajetória da participação das mulheres no esporte. Os alunos passavam por um circuito motor e depois tinham que colocar uma placa com a imagem da atleta sobre a sua respectiva modalidade, após o término do circuito foi apresentado cada atleta e sua trajetória no esporte e realizado mais uma rodada para as correções. Na roda de conversa foi abordado a importância das mulheres no esporte e os alunos pontuaram as atletas com as quais se identificam e as que já faziam parte do seu quadro de inspiração. Confira o vídeo com os depoimentos dos alunos:


Marcos Vinicius, Raiane e Ana Carolina


[wpvideo a2wQbLdR]


Já no dia 28 foi realizado o jogo “Caos”, onde os alunos foram divididos em equipes para competir em um do jogo de tabuleiro. Para isso, os alunos tinham que acertar casas determinadas para que assim que acertassem a casa, fosse apresentado o histórico das mais diversas atletas do esporte mundial e de todos os tempos. Quando os alunos descobriam quem era a personagem em questão, eles procuravam por todos os espaços da ECO, a fotografia da atleta da qual havíamos contado sua história. A atividade mostrou que os alunos têm a capacidade de visualizar a atleta e seus feitos. Também trabalharam cooperativamente para encontrar as fotografias, pois todos estavam trabalhando em conjunto para alcançar o objetivo, no caso dessa atividade, encontrar a nossa esportista homenageada.


Encerramos a atividade com uma boa roda de conversa e com a conclusão dita pelas alunas Ananda e Lara, que “lugar de mulher é onde ela quiser estar, principalmente, no esporte. ”

Para celebrar a valorização das mulheres no Esporte foi realizado o Festival de Vôlei nas duas cidades e as equipes homenagearam as atletas dando os seus nomes às equipes . Vimos muitas Martas da Silva, Anas Moser, Carols Gataz, Cristianes Rozeiras, Rafaelas Silva, Daianes dos Santos, Maurrens Maggi, Maias Gabeira, Hortências, Serenas Williams, Simones Biles, Aída dos Santos, Yanes Marques e Marias Lenk. Essa ação tem como objetivo reforçar os valores como amizade, respeito, excelência, determinação, coragem, igualdade e inspiração, que estão constantemente presente no esportes. São 7 valores: 3 valores olímpicos e 4 paralímpicos.


[wpvideo CBuU8Mhn]

Resultados


CONECTA VÔLEI II


Categoria Infantil


1°Equipe Daiane dos Santos

2º Equipe Maia Gabeira

3º Equipe Marta V. da Silva

4º Equipe Hortência Macaia

5º Equipe Cristiane Rozeira


CONECTA VÔLEI II


Categoria Mirim


1º Equipe Maria Lenk

2º Equipe Ana Moser

3º Equipe Rafaela Silva

4º Equipe Serena Williams


VÔLEI EDUCACIONAL


1º Equipe Carol Gataz

2ºEquipe Simone Biles

3º Equipe Daiane dos Santos

4º Equipe Marta da Silva

5º Equipe Maria Lenk

6º Equipe Hortência


Santos


As oficinas de vôlei são gratuitas e voltadas a adolescentes santistas de 13 a 17 anos. Para participar basta comparecer no Centro Turístico, Cultural e Esportivo Morro São Bento ou se inscrever no link:  https://goo.gl/C7noC2


São José do Rio Preto


As inscrições podem ser realizadas no local (Rua Geraldo Barbosa de Oliveira, 2901 - Jardim Santo Antônio Rio Preto) de quarta e sexta- feira das 9h às 19h com a equipe técnica do projeto ou através do link: https://goo.gl/forms/CWRTMLDoCkf8ebYh2



Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910