Núcleo Específico começa com direito a visita em exposição cultural!

Texto adaptado: Aline Anne B.H Quintana


No dia 23 de outubro, os alunos da Qualificação Profissional visitaram a exposição "Mestres da Arte Espontânea" e participaram de uma Oficina Cultural no Sesi Amoreiras em Campinas. A exposição foi dedicada exclusivamente à produção artística espontânea brasileira, apresentando um panorama da arte popular que reflete tradições e traz temas do contexto social, que vão dos santos às festas, das cenas do cotidiano aos animais selvagens.


A experiência foi incrível aos alunos, principalmente para aqueles que foram pela primeira vez. Quando se fala em ir ao museu, muitos pensam que é um programa chato e somente para as classes mais valorizadas, já o Sesi de Campinas mostrou totalmente o contrário. Segundo Aline Anne, a exposição:

"Abriu nossos olhos, nossa capacidade e criatividade, pois somos todos artistas! Vimos um artista com os nossos próprios olhos, que achávamos não ter capacidade para fazer nada. Um artista especial, com deficiência, que expressava a sua vida, a sua maneira de pensar e agir através da pintura. Um outro artista que vê as simples coisas da vida como brincadeiras de crianças, sendo esculpidas na árvore. Presenciamos danças, pessoas, cidades, igrejas, ou seja,  a cultura brasileira sendo expressada através da arte. Passamos a ver a vida com simplicidade, pois era essa a mensagem que eles queriam transmitir."

A visita a exposição permitiu a todos um novo olhar sobre a arte, fez com que olhassem o museu com outros olhos e que pudessem aprender através da arte, pois em cada obra  apresentava  a sinceridade, a paixão, o desejo, a dedicação e a entrega de cada artista. Com isso, foi possível aprender que todo trabalho exige dedicação e que sempre podemos ser melhores. É uma experiência que os alunos vão levar para a vida, afinal, ser Assistente de Produção Cultural é isso, tem que gostar muito e se dedicar!


Confira algumas imagens das obras presentes da exposição:



Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910