No mês dedicado às mulheres, o Programa Conecta Copersucar realizou três Fóruns em Roda

Com temáticas surpreendentes apresentadas por mulheres fantásticas


Autora: Adriana Emiliano


Devido a pandemia, os Fóruns em Roda acontecem atualmente de maneira virtual, via plataforma Teams, levando em consideração as premissas do Programa Conecta por meio de práticas criativas, inovadoras e com o uso de tecnologias digitais. Visando ainda a formação integral do sujeito e o empoderamento comunitário.



As temáticas abordadas em março, trabalhadas por convidadas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, foram de extrema relevância tendo em consideração o atual cenário dos empreendedores. Segundo a pesquisa “Os Donos de Negócio no Brasil”, o estado de São Paulo tem 4,9 milhões de empreendedores. E de acordo com o último levantamento (GEM 2019), estima- se que um total de 53,4 milhões de brasileiros sejam responsáveis por algumas atividades empreendedoras, envolvendo a criação de novos negócios, a fusão de novos negócios ou a busca pela manutenção de estabelecidos

A especialista Bruna Barros abordou o tema: “Inclusão produtiva através do fomento ao Empreendedorismo e ao Microcrédito qualificado” enfatizando a importância da qualificação profissional e a regularização do seu negócio.


Alguns empreendimentos são muito complexos, tão intensos e envolventes, que criar um negócio e sobreviver dele é peculiar e fascinante. Como lidar com a pressão e não se autossabotar?


As respostas a esse e outros questionamentos foram apresentadas pela especialista Silvana Martins. Com a temática “Como reconhecer e superar a autossabotagem", Silvana trouxe um olhar interiorizado para a conexão com as relações internas, ressaltando a necessidade de aprender a lidar com a nossa negatividade e com nossas frustrações, que fazem parte do processo e do sucesso do “Eu empreendedor”.


A busca por autoconhecimento é capaz de influenciar diretamente na tomada de decisões e procura por atividades prazerosas, o famoso start para “o que te faz os olhos brilharem.” Identificar o seu propósito, o seu potencial.

Todo esse conteúdo também foi abordado no fechamento deste primeiro ciclo dos Fóruns em Roda. A especialista Renata Zanusso abordou o tema "O melhor de mim em quatro estações", sobre autoconhecimento, relacionamento interpessoal, autoliderança e propósito de acordo com o estado emocional paralelos as estações do ano. Enfatizando as principais sensações, exemplo:

  • Verão = Vitalidade

  • Outono = Desencanto

  • Inverno = Recolhimento

  • Primavera = Preparação


Fica o convite para uma auto análise: em que estação você se encontra nesse momento? O seu plano de negócio diz muito sobre você.

Uma dica importante deixada pela Renata é: faça uma tabela de 3 colunas e coloque 3 atitudes que precisa eliminar, 3 comportamentos que precisa preservar e 3 comportamentos que precisa ressignificar.


Não perca os próximos Fóruns em Roda nos dias 7, 8 e 14 de abril. Fique por dentro da programação do Programa Conecta nas redes sociais @conecta.copersucar


Venha empreender com a gente. Inscreva- se em: https://www.conectacopersucar.com/qualifica%C3%A7%C3%A3o-profissional


O principal objetivo do Programa Conecta é promover o empreendedorismo por meio da formação cognitiva, comportamental e ferramental, para que os participantes criem e implementem um Plano de Negócios. Assim, busca-se preparar os jovens para enfrentar um mercado que está cada vez mais dinâmico e competitivo, exigindo profissionais preparados para enfrentar seus desafios.


Participe do Prêmio Conecta de Empreendedorismo:

I

ncentivaremos dois alunos de cada cidade com R$1.500,00 para impulsionar o seu negócio. Essa premiação é baseada no regulamento, na avaliação da banca técnica de mentoria e na participação e engajamento dos alunos.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo