O 12° Fórum em Roda de Santos abordará o que é Inteligência Emocional

Autora: Heloísa Marcondes


Os estudos do psicólogo Hanskare Leuner, em 1966, nos diz que a primeira aparição do termo “Inteligência Emocional” aconteceu dentro das produções científicas nas pesquisas de psicologia. O termo teve seu ápice nos anos 90 quando foi responsável por grandes best-sellers, como a obra “Inteligência Emocional” de Daniel Goleman, que a define como a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros. Além disso, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.

Ainda para Goleman, a Inteligência Emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. Por exemplo, em sua obra o especialista aponta que a maioria das situações do cotidiano do trabalho e da vida são envolvidas por relacionamentos entre as pessoas. Isso significa que pessoas com qualidades de relacionamento humano — como afabilidade, compreensão e gentileza — têm mais chances de alcançar o sucesso.

Em “Inteligência Emocional” de Goleman, a obra descreve os cinco pilares norteadores deste conhecimento:


Autoconsciência – capacidade de enxergar e reconhecer as próprias emoções; Autorregulação – capacidade de lidar e se adaptar às próprias emoções; Automotivação – capacidade de se motivar e de se manter motivado; Empatia – capacidade de perceber o outro pela perspectiva dele; Habilidades sociais – conjunto de capacidades envolvidas na interação social.


O ato da reflexão mental e o reconhecimento dos pontos a se trabalharem é o primeiro grande passo para desenvolver a inteligência emocional, além de uma abertura para feedbacks externos, o que para Goleman também é um método confiável para se orientar a desenvolver a inteligência emocional. Revisar mentalmente as habilidades que ela envolve e perceber em quais precisam trabalhar é o primeiro passo para aumentá-la. 


Se interessou pelo tema? Venha participa! É totalmente gratuito e aberto ao público, venha fazer parte dessa roda de conversa sobre a Inteligência Emocional ;)


Confirme sua presença no evento do Facebook: http://twixar.me/9Jfn



Mediação > Gabriel Callari


Pós-Graduado em Administração de Empresas – Fundação Getúlio Vargas (FGV). Pós-Graduado em Formação de Docentes para Ensino Superior – Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Bacharel em Administração - Centro Universitário Ítalo-Brasileiro (Uniítalo). Tecnólogo em Recursos Humanos – Centro Universitário Ítalo-Brasileiro (Uniítalo). Conciliação e Mediação – OAB/Santo Amaro. Co-autor de “Poder da Persuasão – Conquiste o sucesso pessoal e profissional” – Editora Discovery Publicações; “Almanaque da Psicologia Vol.2” – Editora Discovery Publicações; “Almanaque da Psicologia Vol.1” – Editora Discovery Publicações; e autor de “Mitologia e Autoconhecimento” – Editora Discovery Publicações.

Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910