O que faz um Assistente de Produção Cultural?


Autores: Bruno Vinicius D. de Brito, Julia F.da Silva,

Larissa V. do Lago, Matheus A. Cirilo e Vitor H. de Matos


O assistente de produção cultural acompanha o desenvolvimento de todas as atividades ligadas a uma produção cultural  visando a realização de eventos e espetáculos. O profissional atua desde o  planejamento à operacionalização, integrando as etapas de pré produção, produção e pós produção que se responsabiliza pela parte burocrática, elaboração de orçamentos, logística, prestação de contas, etc.


Assim como um Controller em uma empresa, o assistente de produção cultural é o responsável pelo desempenho de todo evento e/ou produção cultural, sendo ele que avalia todos os parâmetros para alcançar as melhores alternativas e garantir um evento de sucesso.


  • ATUAÇÃO NO MERCADO

Até a década de 80, o ramo de produção cultural profissionalizada e as principais políticas de financiamento concentravam-se em São Paulo e no Rio de Janeiro. De lá para cá iniciou-se a valorização das culturas locais e preservação de seus bens simbólicos, possibilitando o crescimento do setor que começou a contar com novas políticas públicas voltadas ao segmento.


Considerando que Paulínia possuí uma grande característica  e infraestrutura cultural, composta de Teatro, Polo Cinematográfico, mas carente em mão de obra especializada, a Copersucar juntamente com o Instituto Crescer resolveu ofertar um curso de Qualificação Profissional em Assistente de Produção Cultural  que formará 30 jovens de 18 a 30 anos por semestre, visando assim diminuir as lacunas existentes entre a oferta e a demanda por trabalhadores mais especializados.






Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910