Autores: Bruno Vinicius D. de Brito, Julia F.da Silva,
Larissa V. do Lago, Matheus A. Cirilo e Vitor H. de Matos
O assistente de produção cultural acompanha o desenvolvimento de todas as atividades ligadas a uma produção cultural visando a realização de eventos e espetáculos. O profissional atua desde o planejamento à operacionalização, integrando as etapas de pré produção, produção e pós produção que se responsabiliza pela parte burocrática, elaboração de orçamentos, logística, prestação de contas, etc.
Assim como um Controller em uma empresa, o assistente de produção cultural é o responsável pelo desempenho de todo evento e/ou produção cultural, sendo ele que avalia todos os parâmetros para alcançar as melhores alternativas e garantir um evento de sucesso.
ATUAÇÃO NO MERCADO
Até a década de 80, o ramo de produção cultural profissionalizada e as principais políticas de financiamento concentravam-se em São Paulo e no Rio de Janeiro. De lá para cá iniciou-se a valorização das culturas locais e preservação de seus bens simbólicos, possibilitando o crescimento do setor que começou a contar com novas políticas públicas voltadas ao segmento.
Considerando que Paulínia possuí uma grande característica e infraestrutura cultural, composta de Teatro, Polo Cinematográfico, mas carente em mão de obra especializada, a Copersucar juntamente com o Instituto Crescer resolveu ofertar um curso de Qualificação Profissional em Assistente de Produção Cultural que formará 30 jovens de 18 a 30 anos por semestre, visando assim diminuir as lacunas existentes entre a oferta e a demanda por trabalhadores mais especializados.