Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910

Oficinas teatrais produzem espetáculo que aborda Direitos da Criança em Paulínia

Autora: Andréia Cunha


As Oficinas teatrais contemplaram 30 adolescentes paulinienses de 13 a 17 anos que aprenderam sobre dança, música e teatro e participaram da produção de uma peça teatral que aborda os Direitos da Criança e do Adolescente!  A ação foi realizada no contra turno escolar, estimulando o desenvolvimento de habilidades e competências contemporâneas, sejam elas cognitivas ou socioemocionais, colaborando para a formação de jovens para o século XXI.

"Nas aulas de teatro aprendemos um pouco mais sobre o teatro , nas primeiras aulas nós conhecemos um pouco de cada um , o que cada um gosta de fazer. Também realizamos algumas dinâmicas. Estou gostando muito das aulas  e aprendendo bastante desse universo, além disso estou perdendo minha timidez e conhecendo novos amigos." (Depoimento da aluna Vitória Caroline Padavini) 

"As aulas de teatro está trazendo muita coisa positiva como por exemplo, o diálogo e o trabalho em equipe. Nós aprendemos sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) que é um assunto muito importante que nos prepara para o futuro. Nas aulas conversamos sobre a nossa comunidade, direitos e deveres do adolescente  que tem provocado algumas mudanças na minha rotina, por exemplo, agora sei que as pessoas podem me ouvir como uma pessoa com muitas dúvidas e opiniões e que isso pode causar uma grande influência no mundo em que vivemos." (Depoimento da aluna Leticia Gabriela Oliveira)


Após a formação teatral, os  alunos apresentaram a peça "A Canção dos Direitos da Criança" em algumas escolas da cidade.  O espetáculo  é  uma releitura do álbum Canção dos Direitos da Criança, lançado em 1987 pelo compositor Toquinho e o artista plástico Elifas Andreato. O Histórico trabalho dedicado ao universo infantil ganhou releitura teatral  por meio das Oficinas de Arte Educação promovidas pelo Programa Conecta Copersucar em parceria com a Câmara Municipal e Prefeitura de Paulínia. Ao todo foram 05 apresentações dividas nas escolas: EMEF Vitor Szczepanski e Souza Silva e E.E Pe. José Narciso Vieira Enrenberg localizadas em Paulínia.


Confira as fotos dos ensaios e das apresentações: