Por um mundo mais sustentável no pós-pandemia

Texto por: Cibele Brandão


“Como está nosso preparo para o pós-pandemia? Que rumo nosso planeta, que foi totalmente atingido, tomará? E eu? Vamos sobreviver sem um plano de sustentabilidade? ”


Iniciamos a noite com muitas interrogações sobre os rumos da sustentabilidade para daqui por diante e sobre como estamos lidando com tantas transformações que se descontinuam a cada hora. Uma conversa boa nos ajuda muito a entender as oportunidades que se desenham, e que precisamos valorizar, tomar decisões responsáveis e seguir adiante.

E esse bate papo inspirador aconteceu por meio do Conecta Copersucar no Fórum online de São Jose do Rio Preto, no último dia 3/9. De forma simples, e como já disse inspiradora, Fabio Alperowitch nos trouxe uma mensagem que traduziu o quanto a atenção das pessoas ficou mais voltada para as preocupações ligadas à saúde, renda e sustento, manutenção do emprego e empresas, bem-estar e tudo mais relacionado.

Nesse momento é muito claro a necessidade de nos adaptarmos a novos padrões de comportamento, mesmo nos sentindo frágeis e inseguros. Entendemos de forma tranquila na abordagem utilizada pelo especialista, que um processo que se desenhava lentamente tomou rumos mais ágeis e que, no meio do caos, olhos e ações se voltam para as práticas mais sustentáveis em todas as áreas. Seja para repensar as parcerias, os processos, os posicionamentos, e tudo mais advindo do isolamento social que surpreendeu o mundo. E como fazer tudo isso da melhor forma para todos?

Essa pergunta será constante em diferentes áreas e em todos os negócios. Por uma expectativa de vida e de mundo melhor, é fundamental um olhar social para todas as vertentes, criando novos rumos, com respeito ao planeta, a vida, ao ser humano e suas raízes.


Depoimento da telespectadora do fórum.

Primeiramente, quero agradecer a todos e parabenizá-los pelo trabalho. Para mim o fórum foi um divisor de águas, me mostrando e orientando o quão importante é a sustentabilidade pós-pandemia para minha microempresa, e para todos nós. Tenho um brechó (no qual já venho trabalhando com sustentabilidade) e pude entender que vai muito além do que reciclar e economizar. É uma questão de sobrevivência, e que devemos colocar em prática todos os dias no nosso meio social, econômico e ambiental”,
Ellen Erika Alves

Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910