Programa Conecta Copersucar: incentivo ao voluntariado

Autora: Adriana Emiliano



Em 28 de agosto de 1985, o Brasil promulgou a Lei 7.352, instituindo o Dia Nacional do Voluntariado. Neste ano comemoramos os 36 anos dessa data histórica e celebramos a importância da solidariedade e do trabalho voluntário. Não há limites para quem quer fazer o bem. Seja um voluntário! Ser voluntário é mais do que se pode imaginar, é se dedicar a ajudar sem esperar nada em troca. O voluntariado não se impõe, se conquista por meio de um trabalho sério e honesto. As organizações utilizam essa data para reconhecer e fortalecer o trabalho da equipe e desde a promulgação do Decreto nº 9.608, de 1998, que esclareceu o papel e importância do voluntário nas organizações, essa ação vem ganhando cada vez mais atenção. Além da legislação, o voluntariado também tem se fortalecido por meio do mundo corporativo.


O Programa Conecta Copersucar tem como público-alvo adolescentes, jovens, adultos e suas famílias que participam de ações de qualificação profissional, convivência e participação comunitária, visando qualificar pessoas acima de 18 anos para o mercado de trabalho local, despertar um novo olhar para a cidadania, bem como o fortalecimento das comunidades envolvidas. O Conecta incorpora esse princípio realizando intervenções de voluntários e também recebendo voluntários em ações das turmas de Qualificação Profissional em Empreendedorismo das cidades de Santos, Rio Preto e Ribeirão Preto. O principal objetivo do Programa Conecta é promover o empreendedorismo por meio da formação cognitiva, comportamental e ferramental, para que os participantes possam criar e implementar um Plano de Negócios por meio de práticas inovadoras, a partir da leitura de mundo, formação integral do sujeito e empoderamento comunitário.


“Participar como voluntário do programa foi incrível, assim como o curso! O curso me ajudou a enxergar o meu propósito de vida e não contentes ainda me abriram a oportunidade de viver um pouco dele dando aulas! Dar aula em um projeto como esse transforma a nossa visão, porque é muito gratificante olhar para tantas pessoas que querem mudar, que querem ir além! Como voluntário dei aulas de vendas e inteligência emocional e foi muito bom receber o retorno dos alunos sobre como foi bom ter tido aquela aula, que veio no momento certo. Ajudar pessoas a construírem o seu próprio negócio, a se tornarem protagonistas da sua própria vida fez uma diferença enorme na minha vida! O Conecta é um programa muito necessário! Eu mesmo sendo jovem tive espaço para ensinar, para compartilhar experiências, ensinar coisas que pra mim são comuns e para outras pessoas é difícil e essa é a solução para a nossa sociedade atual, ensinar os jovens a cada dia compartilhar mais do que receber! Só tenho a agradecer ao Conecta por me ensinar a ser protagonista da minha história e principalmente me abrir a porta para fazer isso! Quem não escreve a própria história vira nota de rodapé!”. Daniel Muniz, 21 anos, voluntário e ex-aluno da 5ª turma do Programa Conecta Copersucar Ribeirão Preto.

Daniel Muniz


Como todos sabemos, o trabalho voluntário está associado à boa vontade de contribuir, disposição e generosidade de ajudar aos outros. No entanto, existem outros bons motivos para doar suas habilidades. A melhor coisa sobre eles é que embora o objetivo principal de um voluntário seja melhorar a vida de outras pessoas, ele também melhora a sua própria vida no final. Quando identificamos que podemos dar alguma contribuição, sentimos-nos úteis e bem, o que impacta positivamente na nossa autoestima. Além dessa sensação de bem estar, existem vários outros tipos de recompensas que também são benéficas para a vida profissional.


“Colaborar no Conecta como professora voluntária foi um enorme prazer e uma experiência incrível. Em 2019, eu fui aluna da 9ª turma de Santos e depois de um tempo pude voltar ao projeto, levando todo o meu conhecimento sobre Marketing Digital aos alunos da nova turma. Foi mesmo uma honra e eu serei eternamente grata pela oportunidade. Todos os envolvidos, desde o meu professor Diego até os alunos, têm um papel muito importante na minha formação como empreendedora e agora também como professora.” Natasha da Silva Alberti dos Santos, 30 anos - Santos - professora voluntária

Natasha da Silva Alberti dos Santos


“Quando recebi o primeiro convite para conversar com o público, no caso os alunos do Conecta, achei um desafio muito grande, pois não conhecia ao certo a expectativa dos alunos, do curso. Porém, desde o primeiro momento, desde a primeira turma, fui recebido com muito carinho e com muito respeito por todos, professores, coordenação e alunos de todas as turmas. Esse carinho e respeito foi aumentando a cada turma e a cada ano. No início, comecei com uma apresentação sobre crédito e o Banco do Povo, que graças a oportunidade e o carinho de vocês pudemos nos aproximar e pude compartilhar outros temas de grande importância como formalização, dentre outros. E hoje, já se passaram seis turmas onde tive o prazer de poder contribuir, de conversar e trocar experiências. A cada nova aula, a cada novo encontro é uma emoção muito grande poder compartilhar do meu conhecimento para somar nos sonhos desses novos empreendedores. Poder ajudar as pessoas a conquistar os seus sonhos, seus objetivos, é muito gratificante, ainda mais de um grupo tão especial que acabam se tornando uma família, não só para os alunos que demonstram o respeito e o empenho em se desenvolver e aprender a cada dia para se tornarem empreendedores e pessoas melhores, mas para todos aqueles que fazem parte desta maravilhosa estrutura educacional, professores ou até mesmo eu, como um colaborador, me sinto em casa e só tenho agradecer a todos por cada momento em que pude contribuir.” Lucas Chagas, Banco do Povo de Rio Preto

Lucas Chagas


O Voluntariado pode ser uma oportunidade de desenvolver novas habilidades, adquirir experiências na área de formação, de vivenciar outras realidades, aprimorar o trabalho em grupo, fazer networking com profissionais da área e, claro, uma possibilidade de ajudar. O elemento mais significativo dessa atividade é compreender que contribuímos para um mundo melhor.



Venha empreender com a gente! Inscreva- se em: https://www.conectacopersucar.com/qualifica%C3%A7%C3%A3o-profissional


O principal objetivo do Programa Conecta é promover o empreendedorismo por meio da formação cognitiva, comportamental e ferramental, para que os participantes criem e implementem um Plano de Negócios. Assim, busca-se preparar os jovens para enfrentar um mercado que está cada vez mais dinâmico e competitivo, exigindo profissionais preparados para enfrentar seus desafios.


Participe do Prêmio Conecta de Empreendedorismo:


Incentivaremos um alunos de cada cidade atendida pelo Conecta com R$1.500,00 para impulsionar o seu negócio. Essa premiação é baseada no regulamento, na avaliação da banca técnica de mentoria e na participação e engajamento dos alunos.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo