Programa Conecta Copersucar promove Café Cultural on-line em homenagem ao Dia Mundial da Educação

Autora: Adriana Emiliano



O Café Cultural agitou o domingo com uma programação especial. Em sua primeira vez na versão on-line, reuniu diversas atrações, como música, teatro, dança, workshops de artesanatos e receitas culinárias, apresentadas por diversos talentos das cidades de Santos, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto , além de alunos e ex-alunos do Programa Conecta Copersucar. A ação foi realizada em homenagem ao Dia Mundial da Educação.


O Dia Mundial da Educação é celebrado em 28 de abril, desde o ano 2000, após a realização do Fórum Mundial de Educação, em Dacar, no Senegal. No evento, líderes de 164 países, incluindo o Brasil, firmaram o compromisso com o desenvolvimento da educação até 2030.


É comum associar o termo “educação” ao ambiente escolar, o que ainda é correto, mas a escola não é exclusivamente o único mecanismo para a educação. A família e a sociedade são grandes referências de competências educacionais, ações que contribuem para aumentar o repertório cultural e esportivo de crianças e jovens, e estimular o protagonismo juvenil, expandindo a formação cidadã.


O Café Cultural reforça a importância da Educação nas mais diversas áreas na vida, por meio da cultura, do empoderamento comunitário e do fortalecimento de vínculos. E, nesse momento de pandemia, leva alegria e entretenimento para dentro das casas das pessoas e enfatiza o papel da educação, que é essencial para a construção de valores básicos na vida social e para a convivência saudável.


Já dizia Paulo Freire “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.”


O Café Cultural levou entretenimento, conhecimento e muita diversão direto para a casa dos participantes. Afirmando as premissas do Programa Conecta Copersucar por meio de práticas criativas, inovadoras e com o uso de tecnologias digitais. Visando ainda a formação integral do sujeito e o empoderamento comunitário. Atingindo em torno de 863 visualizações ao vivo, via instagram. É possível conferir os vídeos das intervenções artísticas no @conecta.copersucar

Confira os depoimentos dos participantes:

“Quero muito agradecer o convite em poder participar e levar um pouco da minha vida, da minha paixão e o que a dança pode proporcionar na vida das pessoas. O Conecta, sem dúvidas, está sendo um divisor de águas na minha vida. A minha virada de chave aconteceu aqui no curso. Num momento que eu me encontrava perdida, sem rumo, sem coragem, sem motivação, vocês me estenderam a mão e me guiaram para a construção do meu novo projeto, meu novo sonho, sem deixar o meu passado, a minha vida e a minha paixão para trás. Estou levando toda essa bagagem comigo. Vocês me incentivaram a fazer, me motivaram a tentar e conquistar, acreditar! Isso não tem preço! O Conecta transforma a vida das pessoas! A minha eterna gratidão a todos vocês que fazem grandes sonhos se tornarem realidade!” Em especial a nossa professora Cibele, que nos recebeu de braços e coração aberto! Que nos incentiva e não deixa a gente desistir não. A todos da turma 7, meus colegas, profissionais maravilhosos! Ao Valdir, Diego, Adriana e Marcelo por todo o trabalho e dedicação de vocês também! Enfim, gratidão Conecta - Copersucar por fazer a diferença na vida de cada um de nós! “ Depoimento da aluna Mayara Gonçalves de Carvalho.

“Me sinto muito realizado e feliz em participar do Café Cultural. O estúdio de dança participou de todas as apresentações presenciais em Santos e, nesse momento em versão virtual, não poderia ficar de fora, levando uma reflexão através da dança contra o preconceito um assunto tão presente no mundo da dança” Depoimento de Patric Marcel

“Uma grande satisfação em participar do Café Cultural. Parabéns pela iniciativa em homenagear o Dia Mundial da Educação levando cultura e entretenimento. Deixo aqui uma frase da Stella Adler: ‘A vida bate e estraçalha a alma e a arte nos lembra que você tem uma’.” Depoimento de Maikon Saiani, de Ribeirão Preto


Venha empreender com a gente. Inscreva- se em: https://www.conectacopersucar.com/qualifica%C3%A7%C3%A3o-profissional


O principal objetivo do Programa Conecta é promover o empreendedorismo por meio da formação cognitiva, comportamental e ferramental, para que os participantes criem e implementem um Plano de Negócios. Assim, busca-se preparar os jovens para enfrentar um mercado que está cada vez mais dinâmico e competitivo, exigindo profissionais preparados para enfrentar seus desafios.


Participe do Prêmio Conecta de Empreendedorismo:

Incentivaremos dois alunos de cada cidade com R$1.500,00 para impulsionar o seu negócio. Essa premiação é baseada no regulamento, na avaliação da banca técnica de mentoria e na participação e engajamento dos alunos.


0 comentário