Programa Conecta Copersucar realiza banca de mentoria com alunos do curso de empreendedorismo

Autora: Adriana Emiliano



Nos últimos dias aconteceram as bancas de mentoria dos alunos do Programa Conecta Copersucar das turmas de Qualificação Profissional em Empreendedorismo das cidades de Santos, Rio Preto e Ribeirão Preto. O principal objetivo do Programa Conecta é promover o empreendedorismo por meio da formação cognitiva, comportamental e ferramental, para que os participantes possam criar e implementar um Plano de Negócios. Assim, busca-se preparar os jovens para enfrentar um mercado que está cada vez mais dinâmico e competitivo, exigindo profissionais preparados para enfrentar seus desafios.


Durante a trajetória do curso, os alunos desenvolveram diversas estratégias para criar ou desenvolver o seu negócio, ou serviço, seguindo uma trilha de aprendizado composta por 240 horas, no formato on-line, via plataforma Teams. Sendo a etapa mais significativa, a apresentação à banca de mentoria.


A banca de mentoria avaliou os trabalhos desenvolvidos pelas turmas no decorrer das aulas e possibilita que os alunos apresentem seus trabalhos de diversas formas, seja por vídeo, PPT ou apresentação mista.


Contamos com 22 avaliadores convidados, para mais de 35 horas de apresentações e com uma variedade de diversos nichos de negócios e serviços. Confira:


  • Acessórios: Óculos de sol;

  • Agronomia: produtos orgânicos;

  • Alimentação: bolos, doces, salgados, tortas, paellas, churrasco, pastel, geladinho gourmet, alimentação saudável, pães e massas;

  • Artesanato: pintura e artesanato em porcelana, artesanato sustentável, aromatizador e artigos religiosos;

  • Bebidas: empórios, adegas e cervejas artesanais;

  • Beleza: consultoria de beleza, maquiagem, cabeleireira, cabelos afros, design de sobrancelhas, micropigmentação, depilação, tranças e cosméticos;

  • Empreendimentos científicos: melhoria genética do gado e paleontologia;

  • Saúde e bem estar: home care, dança e atividade física;

  • Serviços: parceiros financeiros, seguros, consultoria empresarial, empresa de segurança e seguros, home care, tecnologia e poste reclinável;

  • Vestuário: confecções moda infantil, moda evangélica, plus size, moda feminina, esportiva e moda praia.



“É sempre muito enriquecedor participar da Banca de Mentoria do Conecta. Há uma troca muito grande de experiências e lições de vida entre os alunos, professores e componentes da Banca.Os alunos estão muito bem preparados, focados em seus objetivos e com trabalhos bastante estruturados, em que é possível enxergar os conhecimentos adquiridos durante todo o curso. O ânimo de empreender e vencer dos alunos é contagiante e nos renova como pessoas. Confio muito no potencial dos alunos e tenho certeza de que os sonhos de hoje estão no caminho certo para a concretização de grandes negócios em um futuro bastante próximo. Estarei sempre na plateia aplaudindo vocês! Parabéns pelos trabalhos apresentados! Obrigada mais uma vez pela oportunidade!”, destaca Mariana Monte Galano Grota, voluntária da Copersucar.


“Que lindo, gente, esse momento da apresentação dos trabalhos, estou emocionada, me sinto feliz e motivada…. obrigada por me proporcionar sentimentos tão bons! Espero que no dia da minha apresentação eu consiga realizar, ao menos, um pouco do que vi nas apresentações!”, comenta a aluna Roberta Sousa de Oliveira, de Ribeirão Preto.


“Participar da banca de mentoria foi uma experiência muito gratificante. A variedade de temas abordados, o esforço dos alunos e os resultados apresentados são encantadores”, afirma Bruna Duarte Alves de Araújo, voluntária da Copersucar.


0 comentário