Programa Conecta realiza cerimônia de formatura dos novos empreendedores das cidades

Programa Conecta realiza cerimônia de formatura dos novos empreendedores das cidades de Santos, Rio Preto e Ribeirão Preto


Autora: Adriana Emiliano



Nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Programa Conecta finalizou mais uma etapa do Curso de Qualificação Profissional em Empreendedorismo, do 1º semestre de 2021, com a cerimônia solene virtual da 10ª turma de Santos, 7ª turma de Rio Preto e 5ª turma Ribeirão Preto.


A Copersucar, em parceria com o Instituto Crescer e apoio da Prefeitura de Santos, Fundo Social de Solidariedade, Conselho Municipal da Juventude e São Judas, campus Unimonte. Prefeitura de Rio Preto, Secretaria de Educação, Associação Comercial e Ser Essencial. Prefeitura de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Secretaria de Esportes, Escola Nair Nogueira, Sebrae, Vox2You Sul, Slion Coach, WR Marketing, Empresa Zulmira, fortaleceram essa jornada empreendedora de acordo com as especificidades de cada cidade.


Durante a trajetória do curso, os alunos desenvolveram diversas estratégias para criar ou desenvolver o seu negócio/serviço, seguindo uma trilha de aprendizado composta por 240 horas, no formato on-line, via plataforma Teams. Além da participação em fóruns, Café Cultural, Banca de Mentoria e Feira do Empreendedor. O principal objetivo do projeto é promover o empreendedorismo por meio da formação cognitiva, comportamental e ferramental. Assim, busca-se preparar os jovens para enfrentar um mercado que está cada vez mais dinâmico e competitivo, exigindo profissionais preparados para enfrentar seus desafios.


"Sem dúvidas foi um semestre desafiador, e com muita honra e orgulho temos a felicidade de encerrar o semestre de novos empreendedores. Todos nós nos adequamos e adaptamos a esse novo momento, mas seguimos firmes e com confiança que tudo isso vai passar!”, destaca Marcelo Ferraz, coordenador do Programa Conecta.

Para esse momento tão especial, contamos com a participação de autoridades e incentivadores do Programa Conecta durante a jornada e na celebração da colação de grau. Confira:


A Sra. Selley Storino, representando a Prefeitura de Santos; a Sra. Fabiana Zanquetta Azevedo, secretária da Educação, representando a Prefeitura de S. J. do Rio Preto; o Sr. Ismael Colosi, representando a Prefeitura de Ribeirão Preto; o Sr. Sérgio Zerbinatto, representando a Câmara Municipal de Ribeirão Preto, o Sr. André Trindade, secretário Municipal de Esportes, representando o Poder Público e a Prefeitura; o Sr. Carlo Vicente Mauri, representando o Conselho Municipal da Juventude de Santos; Sra. Solange Tomazelli, representante da Associação Comercial de S.J. do Rio Preto; o Sr. Tiago Caneira, representando a En e Ser Essencial; a Sra. Andreia Ferreira, Diretora da Escola Nair Nogueira; Sr. Marcelo Hiene e Sra. Marina Marinzeck, representantes do Sebrae Ribeirão Peto.


Gestores da Copersucar: Luciano Bragança (Santos), Alexandre Silva de Oliveira (S.J. do Rio Preto), Sandro Geraldo Chiquino (Ribeirão Preto) e a Sra. Monica Jaén, gerente de Sustentabilidade da Copersucar.

Representantes do Instituto Crescer: a Sra. Nayara Romero e o Sr. Marcelo Ferraz.

Equipe técnica do Instituto Crescer: Adriana Emiliano, Aline Guerreiro, Cibele Brandão, Diego Andrade, Gustavo Biagini, Larissa Forjanes, Valdir Leandro e Victor Ygor Dantas.


Parceiros e apoiadores: Sra. Natasha Alberti, Social Media e voluntária do programa; Sra Cintia Alves Sanches, Centro de Estudos Educação & Autonomia; Sala do Empreendedor; Sr. Lucas Chaves, do Banco do Povo; a Sra. Fabia Nestor Costa, Parceira no Projeto Vôlei Educacional; Sr. Rafael Firmiano, Escola de Oratória Vox2You Sul; Sra. Silvia Leão,Coach e Mentora de Carreira da Slion; Sr. Washington Ricardo, publicitário da empresa WR Marketing; Sr. Erik Meira, professor e consultor; DSJ Energia; Ágil Cursos; e Ideal Curso.


As cerimônias foram marcadas por grandes emoções. Os coordenadores e professores proferiram discursos sobre as turmas e suas trajetórias. Também houve o momento dos formandos oradores das turmas, Iolanda Santos, Cláudio Luiz Batista de Souza e Pedro Roggero, pronunciarem as homenagens aos demais formandos, aos professores e ao período de formação da 10ª turma de Santos. Já em Rio Preto, os oradores da 7ª turma foram Angélica da Silva, Gabriel Geraes, Felipe André Justino de Oliveira e Silmar da Silva Vieira. Em Ribeirão Preto, Daniel Muniz, da 5ª turma, representou os novos empreendedores.


As apresentações musicais enalteceram as noites e ofereceram momentos de tributos aos formandos. Para uma reflexão de todos os momentos vividos durante o curso, em Santos, a artista convidada Karol Carvalho presenteou os formandos com uma belíssima apresentação das músicas Trem-Bala, de Ana Vilela, e Tempo Perdido, do Legião Urbana. Em Rio Preto, contamos com a apresentação, em voz e violão, do parceiro Lucas Chaves. Em Ribeirão Preto, o cantor e também formando, Luciano Luiz da Silva, abrilhantou a noite com a canção “Aleluia”.


As homenagens foram momentos ímpares nas cerimônias. Familiares prestaram sua admiração e estima aos formandos e, representando a todos os familiares, em Santos, a emoção foi em vídeo com Nicolas Cruz, filho da aluna Luciana Cruz. Em Rio Preto, a surpresa surgiu com a participação da Bruna Lorena, filha da aluna Michela Frigogem Novaes de Assis. E em Ribeirão Preto, a declaração de admiração e carinho foi de mãe para filha com a Sra. Nair Maria de Carvalho, mãe da aluna Mikaella Raissa Carvalho.


Ao longo da cerimônia foram anunciados os alunos vencedores do Prêmio Conecta de Empreendedorismo, no qual dois empreendimentos de cada cidade receberam R$1.500,00 para impulsionar os seus negócios. Em Santos, os alunos Laila dos Santos Oliveira, criadora da Power Braids Tranças e o casal Iolanda Santos e Claudio Luiz Batista de Souza, idealizadores do Amarelinho Comida Boa. Os premiados em Rio Preto foram Angelica Dias Parada Britto, idealizadora da Icy Love Geladinhos Gourmet e o casal Angelica da Silva Gabriel Geraes e Sylvio Ricardo Geraes, empreendedores do Ateliê Berinjela. Os vencedores em Ribeirão Preto foram Elisabete Santos Simão, empreendedora da Betoca kids e o trio Mikaella Raissa Carvalho Passos, Vitória Urbano Rodrigues Nunes e Giovanne Jonatas Felicio, idealizadores da MVG Confeitaria Gourmet.


Ao final de todo o processo de aprendizado, celebrar essa conquista junto com os novos empreendedores e seus familiares é sinônimo de gratidão, empenho de uma rede que acredita no desenvolvimento comunitário, no aprendizado significativo, no desenvolvimento de pessoas, na sustentabilidade e, acima de tudo, na transformação social.


Parabéns a todos e vida longa ao empreendedorismo!




-------------------------------------------------------------------------------------------------------


Estão abertas as inscrições para a 2ª turma de Empreendedorismo de 2021!Venha empreender com a gente. Inscreva- se


#empreendedorismo #eventos #conectados #cursoonline #cursogratuito #inovação #santos #ribeiraopreto #saojosedoriopreto





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo