Saúde Mental: 1° Fórum de Ribeirão Preto abordou tratamento e superação

Autora: Manuela Paiva


O Programa Conecta Copersucar proporcionou o primeiro Fórum em Roda na cidade de Ribeirão Preto.  O evento contou com uma palestra sobre saúde mental onde junto a população trouxe fatos que estão preocupando a sociedade em geral. Segundo a psicopedagoga Márcia Oliveira, o ser humano para ficar em um estado de bem estar precisa:


  • Conseguir enfrentar as dificuldades normais da vida;

  • Estar ciente de suas próprias habilidades;

  • Conseguir trabalhar de forma produtiva;

  • Ser capaz de contribuir para a sua comunidade;

Para o aluno Marcos Orlando, participar do fórum em roda foi muito gratificante. Nunca é fácil admitir pra si mesmo que se tem um problema, mas a partir do momento que você enxerga que existe algo e decide ir em busca da solução, você tem a chance de um novo recomeço. A saúde mental é um dos temas mais discutidos nos últimos anos. Depressão, ansiedade e outras doença psicológicas tem aumentado cada vez mais. Lidar com essas doenças não é fácil, conviver com elas é pior ainda, mas há cura. Falar sobre o assunto nos ajuda e muito, até mesmo no diagnóstico de quem ainda não se deu conta de que sofre com essas questões. Agradeço a oportunidade de fazer parte desse evento.


Os convidados participaram de um bate papo muito produtivo onde diversas dúvidas foram esclarecidas. Para Jean Pereira, aposentado militar, a sociedade precisa se preocupar mais com o assunto. Ele recorda que foi diagnosticado com esquizofrenia e sabe muito bem como é importante o esclarecimento sobre o assunto.


Já para a aluna Rafaella Freitas, a maior parte das pessoas quando ouvem falar em “Saúde Mental” pensam em “Doença Mental”. Porém, saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças psicossomáticas. Pessoas saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. Elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, ideias, emoções e saber que dias ruins também fazem parte da nossa evolução e do nosso crescimento.


Ao final do debate os convidados participaram de um delicioso café da manhã que foi preparado pelos alunos do curso da qualificação profissional.


Veja abaixo algumas fotos dessa edição!



Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910