Setembro amarelo: 7º Fórum em Roda debateu o tema: “Eu? Depressivo?”

Autora: Gabriel Lage


No dia 18 de setembro, a Qualificação Profissional do Programa Conecta, em São José do Rio Preto, realizou debate sobre uma das patologias que mais cresce e aflige a população mundial, a depressão. O Programa Conecta Copersucar abriu as portas do auditório José A. Casseb, no Centro Universitário UNORP, para debater com a comunidade esse assunto tão importante e preocupante, sob uma ótica mais leve e suave.


Nesta edição, os trabalhos foram iniciados com a participação das estudantes do curso de Psicologia da UNORP, Ananda Leal de Moura e Jéssica Luciana Braga, para apresentar o projeto FIQUE DE BEM COM A VIDA, desenvolvido pela instituição. Através dele, o Centro Universitário atende gratuitamente a população da cidade, sob a supervisão da coordenadora do curso, a Profª. Ms. Eloisa Maria Sodero Jacomini, com oficinas terapêuticas para pessoas com indícios de depressão.

Em seguida o voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV), Fernando Favorin, detalhou como é realizado o atendimento no CVV, o belíssimo trabalho desenvolvido pela ONG, e como é possível contribuir sendo um voluntário. Explicou também como ajudar uma pessoa que apresenta características dessa doença emocional, que mais cresce na atualidade.

“Sem dúvidas uma noite mais que especial. Não tenho palavras para agradecer como o curso está sendo bom, não só para o meu lado profissional, mas para o meu lado pessoal também. Gratidão a turma e aos professores” Bianca Fernandes – Aluna do Programa

Para fechar a noite, o Dr. Paulo Lucas, Head Trainer especialista em Saúde e Inteligência Emocional, compartilhou dados sobre depressão e suicídio, abordando este tema tão difícil de uma forma leve e clara, mostrando como lidar com a pessoa depressiva e conseguir ajudá-la.


Dr. Paulo Lucas salientou a importância de não esconder a doença: “Mais do que tentar resolver esta patologia de qualquer jeito, o ato de ouvir a pessoa e procurar a ajuda de um especialista, é essencial para o sucesso do tratamento.”



Uma noite com certeza emocionante, que proporcionou mudanças significativas na vida das 72 pessoas ali presente.

“Sensacional, tanto o Fórum como também os palestrantes. Coisas incríveis nos marcaram ontem. Saber que se fizermos uma coisa simples para uma pessoa, isso pode mudar totalmente o rumo da vida dela. Uma benção estar nesse curso, com pessoas maravilhosas e descobrindo coisas surpreendentes sobre mim. Desejo do fundo do meu coração que todas essas novas amizades tenham seus desejos e sonhos realizados.” André Rodrigues - Aluno do Programa



Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910