Vôlei Educacional promove quiz sobre a história do Voleibol! Confira

Atualizado: 22 de Jul de 2019

Autor: Gabriel Lage


Na última quarta-feira, dia 27/03/2019, em São José do Rio Preto/SP, os alunos do Vôlei Educacional foram surpreendidos com uma atividade diferente das vivenciadas normalmente da prática esportiva. Eles foram convocados a conhecer a história do voleibol no Brasil e no mundo através de recursos audiovisuais, assistindo o documentário “Brasil, o país do Vôlei”. A sessão do cinema ainda teve pipoca como acompanhamento ao processo de aprendizagem. Logo após a exibição, houve um pequeno debate sobre a história do vôlei e seus atenuantes nas conquistas e rotinas dos atletas profissionais. O objetivo era discutir a importância da história e a formação da paixão pelo esporte, sobretudo, como caminho para a aprendizagem e a construção do conhecimento através do documentário.

"Existem formas em que a atividade lúdica pode contribuir para a aprendizagem na educação dos jovens, pois notamos a sensação de prazer que envolve eles em atividades lúdicas, que por sua vez, desenvolvem maior interação com professores e colegas" salienta a professora Ariele Negrisole.

Após a exibição do documentário foi realizado na área livre da ECO – Escola de Competências Dep. Roberto Rollemberg, local onde as aulas são realizadas, um jogo de perguntas sobre o vídeo assistido para testarem o conhecimento adquirido, onde quem errasse a resposta ou ficasse sem responde-la levaria uma gostosa tortada de chantilly  no rosto.

“A brincadeira e os jogos não são apenas um passatempo, são também formas de despertar nas criança e jovens a autoconfiança, desenvolvimento psicomotor, afetividade e são as principais formas de sociabilização, pois através dos momentos lúdicos é que eles aprendem regras e limites no qual usará respeitosamente no dia a dia com os colegas" afirma o professor Victor Hugo Vitoreti.

O brincar está presente no nosso cotidiano, pois é fundamental e relevante para o desenvolvimento humano e somando-se a isto, um dos  pilares do Vôlei Educacional é proporcionar a sociabilização e troca de experiências, através de uma prática saudável e cooperativa. A brincadeira é uma rica fonte de comunicação, o jogo é uma maneira de os jovens interagirem entre si.


*O Programa Conecta, oferece oficinas de Vôlei gratuitas em Rio Preto pelo Projeto Vôlei Educacional que é uma realização do Instituto Crescer, Lei Paulista de Incentivo e Governo do Estado de São Paulo, tendo como parceria a Copersucar. Além do apoio local da prefeitura de Rio Preto.


As Inscrições podem ser realizadas no local (Rua Geraldo Barbosa de Oliveira, 2901 - Jardim Santo Antônio Rio Preto) de quarta e sexta- feira das 10h às 18h com a Equipe técnica do projeto ou através do link:


https://goo.gl/forms/CWRTMLDoCkf8ebYh2

Confira algumas fotos desse dia especial!



Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910