Vamos quebrar o silêncio, assédio não! Tema foi pauta no 5° Fórum de Rio Preto

Autora: Rosa Nelita Bressan


O 5° Fórum em Roda de Rio Preto trouxe um assunto delicado, porém extremamente presente em nossa rotina, o assédio. Apesar de toda exposição na mídia, leis e ações que visam minimizar os danos, ainda é um assunto pouco falado. Além disso, geralmente as vítimas se vêem como culpadas, com isso buscam em suas ações uma justificativa para um ato totalmente do outro, existindo ainda uma grande inversão de culpa.


As mediadoras do Fórum foram de extrema sensibilidade para tratar o tema e trazer informações tanto em caráter informativo como de Leis, o que para os participantes foi uma forma de mudança de pensamento em relação ao assunto. Elas demonstraram total segurança e empatia, conseguindo passar a importância de se falar sobre assédio em todos os aspectos, deixando claro que não existe apenas o assédio sexual.


"O assédio moral, como fator de degradação do ambiente profissional, não é um fenômeno recente. Nas sociedades contemporâneas o estímulo à competitividade e ao individualismo vem intensificando essa prática. Por outro lado, é crescente a preocupação dos legisladores, dos organismos internacionais de direitos humanos, dos profissionais do direito e da saúde, entre outros, com a identificação, a prevenção e a repressão do assédio moral. O assédio moral atinge ambos os sexos e todas as raças e etnias. Foi um prazer imenso ter participado desse evento incrível. Meus agradecimentos e admiração a Cibele Brandão e toda equipe pela dedicação e carinho. Que essa semente se perpetue no coração de todos!". Depoimento da Joelma Caparroz, uma das mediadoras do debate.  


Confira as fotos dessa edição do Fórum!



Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910