Vivência cultural contribui na formação dos jovens do Conecta!

Texto adaptado: Ana Beatriz Bandini e Iane Santos


Na última  semana, os jovens do Conecta que estão se qualificando em Assistente de Produção Cultural, tiverem a oportunidade de assistir dois espetáculos teatrais promovidos no Teatro Municipal de Paulínia em 14/04 e 16/04.


Um deles foi o monólogo cômico "Se fosse fácil, não teria graça" realizado pelo diretor e ator Nando Bolognesi que extrai o humor da convivência com as limitações impostas pela esclerose múltipla.

“Ele transmitiu uma história de vida e superação,  no qual ele usou a arte para se expressar e indagar o sentimento em nós de se colocar no lugar do outro. Fez fluir um pensamento reflexivo. As coisas são como elas tem que ser e somos nós que colocamos a carga de importância nela, nada acontece por acaso e nada é impossível.” diz Ionara Lima Dutra, estudante do curso.


A peça mostra que Nando  se viu obrigado a se reinventar. Ele conta uma divertida história de superação, arrancando  risos e lágrimas da platéia, por meio de relatos dos desafios da doença degenerativa.

“Assisti duas vezes e assistiria de novo, uma lição de vida incrível, impressionante por todo esforço, trabalho, dedicação e dado importância aos acontecimentos mais simples, ele é incrível e sua história de vida também, estou doida pelo livro dele, a peça  mostra o quão a gente reclama da vida sem perceber que tem pessoas que estão em uma situação bem pior é não estão reclamando, mas vivendo e parando de reclamar porque precisamos guarda as simplicidade dos fatos” diz Vitória Gabriela Bezerra Marques.

 Já a segunda peça prestigiada pela turma do Conecta  foi o espetáculo "Use-me, realizada pelo ator e comediante  Eduardo Sterblitch, que  coloca tudo o que já fez ou deixou de fazer num único espetáculo, fazendo uma releitura de toda a sua vida e carreira.




É importante lembrar que o teatro é fundamental na formação cultural de qualquer povo. Além de nos mostrar a cultura e forma de pensar de determinada época e contexto social, portanto, o teatro  nos faz rir ou chorar, sendo considerado uma das expressões artísticas mais fortes de qualquer povo.

Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910