Você se conhece?

Autoras: Bárbara Letícia e Jucinéia


O que é autoconhecimento?


Autoconhecimento é você se conhecer, conhecer o seu interior, conhecer o seu corpo, os seus limites, as suas características, os seus medos, os seus sentimentos e sentir-se mais seguro consigo.


A prática de se conhecer faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não. Autoconhecimento pode evitar sentimentos de baixa estima, inquietude, frustração, ansiedade e instabilidade emocional.


Muitas vezes, as pessoas acham que se conhecem, mas na verdade não sabem nada sobre si mesmas. O autoconhecimento serve para ajudar as pessoas a se descobrirem, a se renovarem, se olharem de outra forma, de uma forma que elas não olhavam, mas vão passar a se olhar! O autoconhecimento é fundamental para desenvolver o amor próprio e fortalecer a auto estima.


Para aumentar o autoconhecimento, é preciso ter consciência de quem se é de verdade, avaliando os pontos positivos tanto quanto os negativos. Portanto, o importante é desenvolver a capacidade e ter a consciência de saber que o que você faz é o reflexo de quem você é. Independentemente das críticas ou opiniões que terão sobre você, pois você acredita ser capaz de conseguir tudo o que deseja! E ainda que ninguém te aprove, você terá autoconhecimento suficiente para você mesmo, se aprovar e, principalmente, se amar!

"Aprender a olhar e ouvir o outro só pode acontecer quando o indivíduo cultiva o hábito de aprender a olhar e ouvir a si mesmo" Jean Vaysse

Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910