Voluntária da Copersucar faz palestra sobre sustentabilidade nos fóruns de Santos e Ribeirão Preto

Autor: Alexsandra Lucena


Nos dias 11 e 27 de setembro aconteceu o 13º Fórum de Santos e o 3º Fórum de Ribeirão Preto, respectivamente, abordando conteúdos sobre sustentabilidade, com o tema: “O impacto das pequenas atitudes no meio ambiente”, com a participação da colaboradora da Copersucar, Juliana Romero, como mediadora.


Para Juliana, participar dos fóruns como palestrante foi uma experiência bastante motivadora. “Digo isso por diferentes razões: ter a rica oportunidade de transmitir ideias que possam gerar impacto positivo na vida das pessoas e da sociedade; poder estar em contato e interagir com jovens estudantes e empreendedores bastante talentosos e engajados; ter a dimensão da riqueza do projeto Conecta que a Copersucar patrocina; e sentir a importância do incentivo em projetos como esse que apoiam a educação em nosso Estado. Só tenho a agradecer pela oportunidade e pela gentil receptividade dos participantes”, afirma a colaboradora da Copersucar.

Com um público de 122 participantes, em Santos, e 82 pessoas, em Ribeirão Preto, a discussão sobre o tema foi muito produtiva, trazendo luz a um assunto de extrema importância para o nosso país, principalmente, nos dias atuais.


“Com muito entusiasmo, relato que o fórum sobre sustentabilidade que aconteceu graças ao pessoal do Instituto Crescer e da Copersucar foi extremamente incrível! Houve muita interação da turma do Conecta na organização e nos seminários. Todos os convidados foram bem recebidos e saber que faço parte dessa turma, que é tão receptiva, para mim é fenomenal. Quero agradecer ao Valdir, idealizador do projeto, ao professor, que diga-se de passagem, é um amigo de todos, e claro aos envolvidos no programa em geral, por toda proporção de conhecimento que tenho gerado e soma de conteúdo. Falar sobre sustentabilidade para mim foi algo realmente importante, e a forma como tudo foi explicado foi excelente, totalmente dinâmica e clara”, destaca o aluno de Ribeirão Preto, Carlos Alberto da Silva Junior.


Durante o fórum levantamos uma lista de pequenas atitudes que podem ajudar no cuidado com o meio ambiente, como criar o hábito de usar sacolas retornáveis de tecido a fim de abandonar a sacolinha plástica, ou ter o seu próprio copo, seja no trabalho ou escola, deixando-o até mesmo na bolsa, evitando assim o uso do copo descartável. Ou além destes, fazer um sistema de reuso de água em casa,

por exemplo, entre outras milhares de pequenas ações que podemos aos poucos inserir no nosso dia a dia.


“Falar de sustentabilidade é sempre muito importante, ainda mais quando vemos os últimos acontecimentos relacionados ao tema em nosso país. Nós, como cidadãos, precisamos discutir sobre o uso inteligente e sustentável dos recursos dentro da nossa realidade, reduzindo assim o consumismo ao qual já estamos habituados. Todos somos responsáveis pelo meio ambiente, e além de cobrar, devemos ter uma postura ativa para a mudança desse cenário”, afirma o coordenador do programa Conecta em Santos, Diego Andrade.


Ao fim do evento, os alunos do projeto, em Santos, distribuíram sementes de girassol e em Ribeirão Preto, sementes de salsa, cebolinha, coentro entre outros, tudo isso pensando em incentivar o plantio doméstico, afinal de contas, ter a sua própria hortinha em casa ajuda o meio ambiente e também a sua saúde! Contamos também com uma pequena exposição de objetos reciclados em Ribeirão para mostrarmos que há inúmeras maneiras de reaproveitar e cuidar do nosso planeta.


“Gostei muito do Fórum. A proposta trouxe uma leveza ao assunto e a dinâmica foi muito divertida. Poder ouvir diferentes opiniões sobre o tema contribui com a troca de conhecimento. Saí muito satisfeita com o evento e muito feliz de poder ver novamente a equipe do projeto”, afirma a ex-aluna do projeto, Jaqueline Rodrigues.




Conecta Copersucar | Copersucar | Instituto Crescer

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Rua Cubatão, 929 cj 101 
CEP 04013-043 - Vila Mariana 
São Paulo - SP - Brasil

+55 11 4550-3910